Mara Ganzert: Uma artista completa

Com muito talento, trabalho e dedicação à arte, a diretora Mara Ganzert vem se destacando no cenário cultural lapeano.

Na última noite de sábado, 08 de fevereiro, aconteceu na Alameda David Carneiro o Espetáculo Alusivo ao Cerco da Lapa, “Do Tamanho do Tempo”. A realização do espetáculo foi da União dos Artistas Lapeanos – UAL em parceria com a Prefeitura Municipal da Lapa e apoio do 15º GAC AP, 28º BPM, Loja Amiga Noivas e o Jornal A Tribuna Regional.

Em uma noite muito agradável os mais de 50 artistas encantaram e emocionaram o distinto público. Aplaudidos de pé e emocionados, ao comando da diretora Mara Ganzert, os artistas foram tomados pelo sentimento de que valeu a pena cada um dos mais de seis meses de ensaio.

Por traz desses grandes espetáculos existe uma equipe que se dedica interinamente à cultura, são voluntários, pessoas comuns do dia a dia que amam o que fazem. E no comando dessa equipe está a talentosa Mara Ganzert, que há anos vem realizando um belíssimo trabalho cultural na cidade. Nessa edição, vamos contar a sua trajetória no mundo artístico, seus desafios e conquistas. Então leitor, senta e conheça um pouco mais dessa grande lapeana que nos enche de orgulho.

A LAPEANA

A lapeana Mara Ganzert, é funcionária pública municipal, tem formação em Gestão Pública e MBA em Gerência de Cidades. Além de ser uma profissional muito competente, ela também brilha no mundo artístico. Atualmente é diretora da UAL (União dos Artistas Lapeanos) e vem desempenhando um importante trabalho na área cultural da cidade.

A atriz e diretora sempre foi uma apaixonada pela arte, e lá em meados de 2005 foi onde surgiu a oportunidade de fazer teatro pela primeira vez. Ainda muito jovem, Mara não pensou duas vezes e iniciou nas oficinais teatrais, ministradas pelo então diretor do Theatro São João, Fernando Philbert, hoje um reconhecido diretor do teatro nacional. O seu primeiro trabalho como atriz foi na peça o Inspetor Geral de Nikolai Gogol, escritor russo. Logo após esse período da oficina realizada, a lapeana e mais alguns atores da cidade formaram o grupo Animathéia (em atividades até hoje). Seu segundo trabalho foi com o renomado diretor paranaense Cesar Russel, na peça Cordel do Amor Traído. Nessa peça, o texto tinha uma linguagem mais popular e a jovem atriz ganhou mais experiência na parte de atuação e também na direção. Após esse período, junto ao destaque e excelentes produções do grupo Animathéia, Mara assumiu a direção do grupo e migrou para a direção de teatro, no qual realiza muitos espetáculos até os dias de hoje.

MARA, A DIRETORA POR TRAZ DO CERCO

As encenações alusivas ao Cerco da Lapa ocorrem continuamente na cidade desde 2009 e a lapeana sempre esteve presente, no começo como atriz e nos últimos anos como diretora do espetáculo. Em meados de 2016, um grupo que reunia representantes de diversos movimentos culturais reuniu-se com o intuito de promover a continuidade a estes já tradicionais espetáculos, nascia desta forma A União dos Artistas Lapeanos- UAL, que tem como diretora Mara Ganzert. A UAL reuniu vários grupos culturais da cidade, como teatro, dança e música, realizando diversas atividades culturais visando o estímulo e fortalecimento da produção artística local.

A diretora Mara Ganzert à frente da UAL, com muito talento e trabalho dirigiu os três últimos espetáculos do Cerco da Lapa, sendo eles no ano de 2018 “Por Dias Melhores”, em 2019 “A Última Estação” e nesse ano de 2020, o espetáculo “Do Tamanho do Tempo”. Além de dirigir os espetáculos, é ela quem faz os textos, roteiros e cuida do cenário, figurinos e acessórios, gerenciando uma equipe com mais de 50 pessoas entre artistas e técnicos.

“Estou muito feliz com a realização dos espetáculos realizados do Cerco da Lapa, não é nada fácil, mas com fé e amor à arte as coisas dão certo. Tudo isso só foi capaz graças às parcerias envolvidas nesse período e apoio dos amigos”, diz a artista, que agradece imensamente a UAL, Grupo Animathéia e seus amigos que ela tem como referência teatral, os diretores Fernando Philbert, Cesar Russel e o ícone vivo do teatro paranaense Luthero de Almeida.

A Tribuna Regional parabeniza essa grande atriz e diretora de teatro, são exemplos como esse que devem ser enaltecidos e aplaudidos de pé por todos. É uma grande honra para a Lapa ter uma artista desse porte em nossa cidade.

 

Please follow and like us: