UAL se reinventa durante a Pandemia

A União dos Artistas Lapeanos há tempos realiza importantes trabalhos na cidade, demonstrando o talento e a veia artística de muitos que aqui residem.

A cidade da Lapa, além de ser um polo turístico da região e possuir uma beleza arquitetônica única, vem se mostrando também um verdadeiro celeiro de artistas. Aqui existem muitos artistas que sempre estão em destaque, principalmente pela iniciativa desses profissionais de se unir, visando valorizar o trabalho desenvolvido e crescer juntos. Por conta da pandemia do novo coronavírus, vários artistas da Lapa e região se reinventaram durante este período. O momento atual afastou dos palcos aqueles que vivem da arte, mas também trouxe força e inspiração para os artistas se reformularem.

Seguindo nesse segmento, a União dos Artistas Lapeanos –UAL, mesmo fora dos palcos, está realizando um trabalho muito importante em suas redes sociais, dando continuidade à arte, mas em um formato diferenciando e possível ao alcance de todos.

A UAL NA REDE

Desde sua criação à UAL busca compartilhar seus trabalhos nas redes sociais para divulgação de projetos e para uma aproximação maior com o público, porém, a partir da pandemia as redes sociais passaram a ter um papel diferenciado, tornando-se um apoio para o desenvolvimento do “fazer artístico”, uma vez que a arte precisa ser “exercitada” continuamente e o distanciamento social dificultou a produção artística, especialmente as realizadas de forma coletiva. Com o passar dos meses, os artistas sentiram a necessidade de expressar seus trabalhos, foi nesse momento que ideias e projetos começaram a ser desenvolvidos de forma virtual e remota, o que demonstrou um desafio para alguns segmentos e também uma oportunidade de reinvenção. Atualmente a UAL está com alguns projetos em desenvolvimento. Um deles é o “Artista da Semana”, onde são colhidos depoimentos de artistas que atuam na UAL com uma pequena amostra de seus trabalhos.

O projeto de iniciativa de Carol Murback, teve o intuito de valorizar e divulgar o trabalho (individual) de cada artista, mostrando seu histórico e compartilhando suas ideias e experiências. “ O projeto Artista da Semana da UAL surgiu da necessidade de apresentar nossos artistas ao público, mostrar quem são os integrantes da UAL, quem são os lapeanos que estão em cima do palco e atrás das cortinas, então pensamos, porque não fazer um post especial apresentando cada um de nós, e com a pandemia sentimos uma necessidade maior de estar próximo do nosso público através das redes sociais, e então colocamos essa ideia em prática. Ficamos surpresos com o sucesso do projeto que gerou muitas curtidas, compartilhamentos e comentários, recebemos um carinho muito grande das pessoas e ver o quanto nosso público está do nosso lado mesmo durante a pandemia é muito gratificante”. Relata Carol Murback.

O segundo projeto é o “Vídeo da Semana” de iniciativa de Ari Júnior, o qual frequentemente divulga vídeos com produções recentes ou antigas dos artistas da UAL. “No início da pandemia, nos vimos em uma situação que precisamos nos reinventar enquanto artistas. As práticas de apresentação pública, no palco, já não eram mais possíveis, dessa forma, a diretoria da UAL propôs que fosse realizado produções no formato de vídeo, algo novo e ao mesmo tempo desafiador. Principalmente para quem não é habituado com esse tipo de produção. A participação foi incrível, as produções foram chegando, e toda semana um vídeo foi liberado nas páginas da UAL, no Instagram e no Facebook. O resultado foi muito satisfatório, indo na direção do que acreditamos, arte do povo para o povo, ocupando e chegando a todos os lugares”, finaliza Ari Junior.

Outro trabalho realizado com sucesso pelo grupo, foram as oficinas de teatro da UAL em parceria com a Uninter. As aulas foram concluídas no início de setembro e no momento está em fase de finalização dos materiais produzidos pelos alunos, os quais serão postados brevemente redes da UAL.

Os projetos além de ótimos exercícios para os artistas, foram formas encontradas de divulgar os trabalhos e principalmente de manter vivo o espírito artístico e tornar a rotina dos espectadores mais alegre e leve, oferecendo um novo ânimo e coragem para enfrentar cada etapa da realidade que estamos vivendo no momento.

Para conhecer um pouco mais do trabalho que a UAL vem realizando, basta dar uma olhada nas páginas do grupo nas redes sociais, pelo Facebook uniaodosartistaslapeanos e no Instagram uniãolapeana.

Please follow and like us: