O verdadeiro Noel não tem barba nem cabelos brancos

Iniciativa humilde de uma empreendedora social da Lapa faz a alegria de centenas de crianças.

No último domingo, dia 20, as crianças da comunidade da Colônia Municipal e também do Faxinal dos Pretos puderam se alegrar ao receber do Papai e Mamãe Noel um presentinho e um pouco de carinho. Este trabalho começou há mais de dez anos e foi iniciado pela enfermeira Gislaine Mari Padilha Ziemann, que, com o apoio de sua família, começou a pedir doações de amigos e pessoas próximas para montar uma pequena festa de Natal para crianças carentes. O Natal foi um passo à frente no trabalho voluntário que Gislaine realiza, pois durante todo o ano ela se dispõe a auxiliar pessoas carentes ou em dificuldades.

O Início

Convidamos a enfermeira Gislaine para uma entrevista e ela nos contou que toda a motivação para este trabalho solidário vem da infância humilde e simples, e do desejo de que outras crianças não precisem abrir mão de seu sonho infantil. Uma pessoa simples e direta, com a emoção transpirando pelos olhos, Gislaine se orgulha em contar que a sua família aderiu a este ideal e é o principal pilar de sustentação de todo esse voluntariado. Seu esposo Guido Ziemann, abraçou desde o início as ideias de Gi (como é conhecida), e, com o passar dos anos, também sua filha Camila e o namorado Thomas. Além destes familiares diretos, outros parentes, como os sobrinhos André Felipe e Andrey Fernando também a incentivaram e colaboram para a manutenção desta tão bela boa ação social.

Outro fato interessante é que a empreendedora social também deixou escapar durante a entrevista é que escolheu a enfermagem pela possibilidade de ajudar ao próximo como meio de vida, escolhendo estar próxima de quem precisa ajuda. É a vocação para o bem que move esta mulher. Hoje são quinze anos na profissão e ela comenta que se sente feliz pelo que faz e por poder contribuir um pouquinho para um mundo melhor. Para complementar, ela também é “contadora de histórias” e diverte pacientes com seus talentos.

O trabalho social

A enfermeira nos contou que o trabalho social sempre fez parte de sua vida, pois quando podia ela já ajudava, doava e amparava segundo sua possibilidade. A partir do momento em que ela formou sua família este trabalho se tornou constante e ininterrupto. Durante todo o ano ela organiza arrecadação de cestas básicas, recolhe roupas doadas e repassa a pessoas em necessidade.

Além dessa ação social de arrecadação, Gislaine também colabora com a OnG Atitude na Cabeça, uma entidade que ampara as crianças no Hospital do Câncer. Para atender a este público, a OnG, com a colaboração da enfermeira, confecciona tiaras para segurar as perucas das crianças com câncer e também criam lenços bonitos para os pequenos enfermos manterem a sua autoestima. A OnG também arrecada cabelos para a confecção de perucas, destinada ao mesmo fim, o Hospital do Câncer.

O ápice do trabalho vem no Natal, com o atendimento a mais de 250 crianças, neste ano. A cada ano a família de Gislaine escolhe uma comunidade diferente para levar a solidariedade, visto que não tem como atender a todas as crianças de uma vez.

A Árvore do São Sebastião

Gislaine fez questão de frisar na entrevista que gostaria de agradecer imensamente aos colegas e amigos do Hospital São Sebastião pela ideia que tiveram para lhe ajudar. Desde o ano passado alguns funcionários montam uma árvore de natal onde são pendurados nome e idade de crianças que serão presenteadas no Natal e cada pessoa que passa por lá pode escolher um “afilhado” e colaborar com uma doação específica de roupas, chocolates e brinquedos. “A árvore de Natal feita pelas minhas colegas de trabalho foi um salto muito grande à frente para a realização do trabalho social”, conta Gislaine e continua afirmando que acredita e muito “que as pessoas gostam e tem necessidade de ajudar ao seu próximo, às vezes só falta a oportunidade. Foi assim no São Sebastião”. A adesão maciça ao projeto de natal, através da árvore de Natal permitiu a ela e sua família aumentar o número de crianças e oferecer melhores presentes, novos e de qualidade aos pequenos beneficiados. “Só tenho a agradecer ao pessoal do Hospital, por aderirem tão rapidamente e por colaborarem tanto para essa ideia”, finaliza Gislaine.

O ano todo

Gislaine é uma mulher simpática, ansiosa e sorridente, que se alegra com estas pequenas vitórias conquistadas para os outros. Ela conta que sonha com o dia em que as pessoas olhem para seu lado de fato e colaborem durante todo o tempo com a sua comunidade. Ao receber doações das pessoas, ela não nega nem recusa nada, porém pergunta para a pessoa doadora: “Você usaria o que você está doando?”, como forma de despertar a consciência para a solidariedade. “Não foram poucas as vezes que recebemos doações de itens estragados, sujos ou com defeito, e nos desdobramos para selecionar e distribuir, mas isso vem diminuindo. Nos últimos anos a consciência social cresceu muito e diversas pessoas são colaboradoras constantes com seu trabalho, além de incentivadores constantes, o que mantém a chama acesa.”

O ano de 2020 foi complicado para a família, que se contaminou com a Covid e teve medo pela vida durante a convalescência. A pandemia também a fez notar que existem muito mais gente com necessidades reais e urgentes, mas isso também aumentou o apoio encontrado no seu trabalho.

A Festa

Em visita às comunidades de Colônia Municipal e Faxinal dos Pretos, no último dia 20, Gislaine vestida como Mamãe Noel, seu esposo Guido como Papai Noel e sua filha Camila com o namorado Thomas e os sobrinhos André Felipe e Andrey Fernando vestidos de Duendes, foram mais de 250 crianças que receberam um presente. Para Gislaine e Guido o ponto mais emocionante da festa foi o pedido do “Seo” Jorge, um senhor de 85 anos, que sonhava em tirar uma foto com o Papai Noel. Foto feita e presentinho na mão, “Seo” Jorge se emocionou e emocionou a todos com a alegria simples de um desejo satisfeito.

Para colaborar

Gislaine e sua família se desdobram para atender ao próximo e precisam sempre de doações, sejam elas em alimentos, roupas, calçados, brinquedos ou dinheiro. Qualquer colaboração fará bem. Para facilitar a organização, Gislaine deixou seu contato pelo e-mail, para quem quiser colaborar, doar ou participar das ações. O endereço é mariziemann@yahoo.com.br e toda e qualquer ajuda será bem vinda e bem destinada.

Colabore, auxilie, doe e doe-se. O mundo será melhor quando todos tiverem mais consciência.

Gislaine e Guido são Papai e Mamãe Noel
Família Noel: Papai, Mamãe e Duendes- Toda a família se dedica juntamente para este dia. Foto do Natal de 2019.
Árvore de Natal do São Sebastião: Um auxílio e tanto à campanha.
Um momento de alegria na comemoração de Natal de 2020.
“Seu” Jorge junto ao Papai e Mamãe Noel
Please follow and like us: