A professora lapeana Luana Gritten de Souza teve uma abrangente participação no site Instituto Claro/Educação, contando um pouco de como realizar leituras sobre o Conto de Fadas na Alfabetização.
Os contos de fadas são ferramentas poderosas para a alfabetização e letramento, como exemplificado no trabalho da professora Luana Gritten de Souza, da Escola Municipal Dr. Pedro Passos Leoni e da Escola Abigail Cortes. Em seu artigo, “O Conto de Fadas na Alfabetização e Letramento,” ela explora a importância desses contos na formação de leitores e escritores, destacando seu papel na educação infantil. Convidada pelo Instituto Claro/Educação para uma entrevista, Luana compartilhou dicas sobre como o lúdico nos contos de fadas incentiva o interesse pela leitura e promove a criatividade.
Segundo a professora, os contos de fadas são ricos em ensinamentos e trabalham temas universais, como anseios e frustrações, além de proporcionar um espaço para que os alunos reescrevam ou encenem as histórias, desenvolvendo seu senso crítico. Em suas aulas, Luana utiliza contos clássicos, como os dos Irmãos Grimm, realizando atividades como rodas de discussão e jogos de escrita, que facilitam a compreensão e a interpretação textual.
Essas histórias despertam na criança o desejo pelo material letrado e o prazer da leitura, auxiliando na construção de conhecimento e na formação do hábito de ler, essenciais para ampliar horizontes pessoais e culturais dos alunos.
A professora lapeana traz algumas dicas para realizar as leituras de Conto de Fadas na Alfabetização, como, escolher o autor e o conto, preparar a turma antes de iniciar a história, contar a história oralmente e sem o livro, com a história contada é a hora da roda da discussão, escrever as palavras que surgiram nas discussões, iniciar os jogos de codificação da escrita, trabalhar temas interdisciplinares e fazer a leitura dialogada.
Por fim, os contos de fadas podem contribuir no processo de alfabetização e letramento, despertando na criança o desejo pela leitura, a busca pelo material letrado, estimulando a compreensão, a interpretação e a construção de novos conhecimentos. Evidencia-se também que por meio dos contos de fadas é possível trabalhar os sentimentos, emoções e imaginação.
“Uma história bem contada e trabalhada prende a atenção, desperta a curiosidade, a imaginação, a criatividade e contribui para a formação do hábito da leitura por meio da exploração dos contos, favorecendo assim a construção de conhecimentos e o alargamento dos horizontes pessoais e culturais do educando”, comenta. Para acompanhar a entrevista completa da lapeana, basta acessar o site https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas- novidades/reportagens/confira-8-dicas-para-usar-contos-de-fadas-na-alfabetizacao/.