A consciência negra e sua importância

O Brasil foi o último país do Ocidente a acabar com o regime escravocrata através da Lei Áurea de 1888.

O desenvolvimento local por meio da economia escravagista está presente no território lapeano desde o século XVII, os negros possuem importância fundamental na formação econômica e cultural do município. Na Lapa imperial, ainda sendo Vila Nova do Príncipe, a população era de pouco mais de 5 mil habitantes destes quase 3 mil eram pessoas escravizadas.

A escravidão – tanto dos povos indígenas quantos dos africanos – traz impactos sociais e econômicos até hoje ao Brasil.

Trata-se de uma ferida gigantesca aberta ainda na época em que o país era uma colônia e que permanece sem cicatrizar até os dias de hoje, especialmente porque não foram efetivadas políticas sociais públicas voltadas aos ex-escravos e, ao contrário, foram colocados em prática vários artifícios de exclusão, dentre eles, o principal: o racismo.

Celebrar o mês, a semana ou o dia da Consciência Negra, é um ato de reeducação anti racista e recolocação social e profissional de pessoas negras.

Nos dias atuais ainda se ouve em diálogos e até mesmo em repartições públicas expressões racistas como “denegrir”, “serviço de preto”, “negro sujo”, “aquele neguinho”, “não faça bahianada”.

Combater o racismo é reeducar educadamente a sociedade.

Se hoje existem doutoras e doutores negros  se deu pela conquista de liberdade e direitos conquistados a partir dos quilombo. Hoje as armas são outras, hoje o discurso é outro, falar em desenvolvimento local a partir da população negra para além e não somente como mão de obra barata.

Afroempreendorismo, afrofuturismo são iniciativas inovadoras para se fazer uma evolução de vida a partir economia criativa, isso desenvolve a sociedade como um todo não apenas a população negra.

Neste ano de 2024 na Lapa foi sancionada a Lei 4220 que Cria o Conselho Municipal de Políticas para a Igualdade Racial, pela primeira vez o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra será feriado nacional, e na Lapa teremos uma programação de eventos educacionais e culturais para a Semana da Consciência Negra, estes programas são organizações e refugies locais da sociedade civil e são ações e projetos culturais incentivados pelas Leis de Fomento Cultural, Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc, participe e ajude a divulgar os eventos que que serão realizados de 19 a 23 de novembro no Centro Histórico da Lapa.

Please follow and like us: