Nesta entrevista conversamos com o recém eleito vereador Bruno Osmil Bux, que conquistou uma vaga na Câmara Municipal para o período 2025-2028 com um trabalho de campanha diferenciado e propostas inovadoras conquistando 1.429 votos.
TRIBUNA – Você foi eleito com uma ampla votação e despontou nos resultados. A que você atribui este sucesso?
BRUNO BUX – Muita organização e trabalho de base. A Lapa conhece a minha responsabilidade com as lutas dentro dos desafios que nosso município tem. Sempre me coloquei presente em todas as lutas, principalmente pelas injustiças sociais, sempre segui minha vida da minha forma. Acredito que o Lapeano reconheceu em mim a personificação de uma transição política responsável e por isso me confiaram o voto. Penso que a população quer mudança e como jovem, me coloquei para este desafio e creio que o Lapeano acreditou e confiou.
TRIBUNA – O seu trabalho já vem sendo feito há anos. Fale um pouco de sua trajetória política.
BRUNO BUX – Comecei na política cedo, fui do Grêmio do Colégio São José, atuei nos trabalhos pastorais e na luta contra as desigualdades. Também quando adolescente fiz parte do Clube de Desbravadores Excelência da Criação e lá eu aprendi muito sobre respeito ao próximo e cidadania, mas o que fez diferença na minha vida foi fazer parte da gestão da ex-prefeita Leila. Foi lá que conheci a realidade da nossa cidade, conheci mais a Lapa e que comecei a me preparar. Trabalhanos muito naquela época. Me filiei ao Partido dos Trabalhadores e comecei minha organização política, resultando agora em uma grande vitória.
TRIBUNA – Quais as principais bandeiras que você deve levar para seu mandato a partir de 2025?
BRUNO BUX – Vou lutar muito por mais oportunidades para nossa juventude, seja urbana ou rural. Vou lutar pela integração do transporte coletivo entre a Lapa e Curitiba, vou lutar contra a forma arbitrária que o novo pedágio foi instalado na Lapa. Também vou lutar pelos agricultores familiares, por uma gestão eficiente das estradas rurais e pela valorização do homem do campo. Vou cobrar para que saúde seja direito e não favor. Quero lutar pelas mulheres e pelas minorias também. Quero ser a voz dos trabalhadores, sejam eles quais forem. Vou também priorizar a pauta de todos os servidores públicos em geral e também os professores. Além de lutar pela educação, quero estar a serviço da cultura por mais políticas de fomento as artes e por mais atenção ao turismo para que seja uma indústria de geração de emprego e renda em nossa cidade.
TRIBUNA – Como você vê a composição de uma Câmara com maioria de situação?
BRUNO BUX – Vejo de uma maneira saudável, pois com muito diálogo com os demais colegas creio que iremos avançar e muito para o bem da Lapa. Vou cobrar pela independência do Poder Legislativo para que haja autonomia no parlamento, denunciando as interferências que prejudiquem a autonomia da casa. Creio que a bancada eleita é de extrema qualidade e defenderá o legislativo para que seja independente e fiscalizador e não despachante do prefeito.
TRIBUNA – O que o eleitor e o cidadão pode esperar de sua atuação como vereador?
BRUNO BUX – Terei uma atuação fiscalizadora, proponente e de muita organização das bases. Vou estar presente em todos os debates de interesses a todos os lapeanos. Vou trabalhar junto do Governo Federal por mais investimentos para a Lapa. Quero estar nos bairros, nas comunidades e denunciando os problemas que aparecem e divulgando o que acontece de bom em nossa cidade. Vou cuidar das minorias, dos trabalhadores e da juventude. Serei oposição pela Lapa e por vocês.
TRIBUNA – Deixe uma mensagem final.
BRUNO BUX – Quero agradecer imensamente aos 1429 lapeanos e lapeanas que confiaram seus votos em mim. Tenham a certeza que irei honrar cada voto com muito trabalho e dedicação. Tenham certeza que vou trabalhar com muito diálogo e transparência e com compromisso com cada voto que me elegeu. Estou muito feliz e animado para desempenhar este trabalho e represente o futuro da Lapa e da política lapeana. Me sinto preparado para este desafio.