Sindicato Rural de Contenda celebra o Dia Internacional da Mulher

O evento foi dedicado a celebrar a vida de tantas agricultoras que com seu trabalho leva o alimento saudável a tantas mesas e lembrar aquelas que ainda sofrem discriminação, abusos e violência.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Contenda promoveu, no dia 8 de março, um evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A celebração reuniu cerca de 100 mulheres, com o objetivo de valorizar o papel das agricultoras que, com dedicação, levam alimento saudável à mesa de tantas famílias, além de conscientizar sobre a luta contra a discriminação, abusos e violência que muitas ainda enfrentam.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, que compuseram a mesa de abertura. Entre elas, a Superintendente do MDA, Sra. Leila Klenk, o Sr. Rozalvo Finco, representando o Deputado Federal Elton Welter, o Deputado Estadual Professor Lemos e sua esposa, a representante da Fetaep, Tainá Guanini de Oliveira, a Supervisora Regional do Senar, Tais Lopes, o vice-prefeito de Contenda, Sr. Ary Alberti Neto, e sua esposa, o presidente da Câmara Municipal de Contenda, Sr. Marcos Schinda da Silva, acompanhado de sua esposa, além das vereadoras Sra. Alexandra Maria dos Santos Lima, Sra. Vanessa Cristina Patla da Silveira, Sra. Simone Nunes Javorski e Sra. Ana Tereza Piel de Carvalho.

Outras personalidades presentes foram a Presidente do Sindicato da Lapa, Cleide do Rocio, a palestrante e enfermeira Rosane Ferreira, a membra da diretoria do Sindicato de Contenda, Maria Helena Wojcik Wonsovicz, a jovem agricultora Luciane Fernanda dos Santos, a Juíza de Paz, Sra. Terezinha de Jesus Skraba, o anfitrião e presidente do Sindicato, Sr. Miguel Treziak, e a cerimonialista Adriana Ribeiro Piekarski, Coordenadora de Mulheres da Regional Curitiba da Fetaep.

O evento foi marcado por momentos enriquecedores, como a palestra da enfermeira Rosane Ferreira, que abordou temas relacionados à saúde, alimentação e prevenção de acidentes domésticos. A participação do professor de Educação Física, Lucas Rypka, trouxe uma dinâmica sobre concentração e comunicação, promovendo interação entre as participantes.

Tainá Guanini de Oliveira destacou a importância das mulheres e da juventude rural como protagonistas da história, apresentando dados sobre a origem da agricultura e o papel fundamental das mulheres nesse processo. Adriana Ribeiro Piekarski complementou com informações sobre as ações do Sindicato e sua representatividade nos âmbitos estadual e federal, por meio da Fetaep e da Contag.

O evento reforçou a importância da luta por melhores condições de vida, saúde e acesso a serviços e créditos para o desenvolvimento da renda familiar. Foi um dia de celebração, reflexão e fortalecimento da luta das mulheres do campo, das florestas e das águas, em busca de liberdade e soberania.

Viva as mulheres! Viva a agricultura familiar!

Please follow and like us: