
Por ocasião do Dia Internacional dos Museus, conheça os espaços que guardam a história e a memória da cidade
Durante o mês de maio, museus de todo o mundo celebram o Mês dos Museus, com destaque para o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. No Brasil, a data é ampliada com a Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que tem por objetivo valorizar os museus brasileiros e estreitar os laços entre esses espaços e a sociedade.
Na histórica cidade da Lapa, essa celebração ganha um significado especial. Conhecida por seu patrimônio arquitetônico e cultural, a cidade abriga diversos museus que guardam verdadeiros tesouros da história do Paraná e do Brasil. Se você ainda não conhece esses locais, esta é uma excelente oportunidade para visitá-los. A seguir, apresentamos um breve passeio por esses espaços que preservam a memória do povo lapeano:
Museu Histórico da Lapa: Localizado ao lado do Theatro São João, o Museu Histórico é um dos mais conhecidos da cidade. Seu acervo reconta os dramáticos episódios do Cerco da Lapa, ocorrido em 1894, durante a Revolução Federalista. O local preserva o cenário do falecimento do General Carneiro, incluindo objetos pessoais, como sua carabina, espada, diário e o lenço manchado de sangue. A pintura “A Morte do General Carneiro”, de Theodoro de Bona, e objetos do médico federalista João de Menezes Dória tornam a experiência ainda mais imersiva.

Museu de Armas (Antiga Casa de Câmara e Cadeia): Construído em 1868, o edifício possui características típicas das antigas casas de Câmara e Cadeia, com celas no térreo e a Câmara Municipal no andar superior. Atualmente, abriga no térreo o Museu de Armas, com cerca de 600 peças doadas pelo Sr. Osires Stenghel Guimarães. No piso superior, funciona a sede do Legislativo Municipal.

Casa da Memória (Casa dos Cavalinhos): Construída em 1888, é famosa pelos cavalos alados esculpidos em sua fachada. A lenda do primeiro morador que ganhou na loteria imperial após sonhar com cavalos voadores faz parte do folclore local. Hoje, restaurada, abriga documentos históricos da cidade e mantém viva a memória dos lapeanos.

Casa Lacerda: Datada de meados do século XIX, foi palco da assinatura da Ata de Capitulação da Lapa, também durante a Revolução Federalista. Com seu mobiliário preservado, proporciona ao visitante uma verdadeira viagem ao século XIX, oferecendo um mergulho na vida cotidiana da elite lapeana da época.

Casa Vermelha – Centro de Artesanato: Considerada a primeira casa da cidade, construída no sistema de taipa, servia como armazém para tropeiros. Conhecida pelo tom vermelho de seu assoalho e pela última moradora, Dona Nenê Pires, o espaço hoje abriga o Centro de Artesanato Aloisio Magalhães, além de salas dedicadas à Congada e à história dos tropeiros.

Museu da Moda: Instalado na casa natal do político Ney Braga, o espaço foi transformado em Museu da Moda com um acervo doado pelo estilista Nei Souza. Com mais de 5.000 itens, incluindo 60 trajes completos, o museu conta a história do Brasil através da moda, desde o século XVI até os anos 2000.

Visitação: Todos os museus estão abertos de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A Casa Lacerda Horário de funcionamento é de terça a domingo: 9h às 12h e 13h às 17h (fechado um domingo por mês)
Aproveite o Mês dos Museus para redescobrir a história e o patrimônio da Lapa. Valorize nossa história. Visite os museus da Lapa!