Irmãos dentistas lapeanos conquistam 1º lugar no COSEMS-PR com projeto inovador de saúde bucal para trabalhadores

Idealizado e desenvolvido pelos dois dentistas lapeanos, o projeto premiado implantou uma nova dinâmica de atendimento odontológico no munícipio de Campo do Tenente.

Os dentistas lapeanos Helena Maria Kudla Schaphauser e Luiz Guilherme Kudla Schaphauser foram destaque no XXXVII Congresso do COSEMS Paraná, realizado entre os dias 11 e 14 de novembro, em Foz do Iguaçu. Representando o município de Campo do Tenente, os irmãos conquistaram o 1º lugar no Estado com o projeto “Saúde do Trabalhador: a importância do fácil acesso à saúde bucal para a classe trabalhadora, garantindo o direito à saúde bucal para todos”.

O congresso, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), é um dos maiores encontros de saúde pública do Estado e reuniu cerca de 1.600 participantes, entre gestores, técnicos e pesquisadores. O evento teve como tema central “Municípios Inteligentes, Saúde Eficiente: Desafios e Perspectivas para o Futuro do SUS no Paraná”.

Projeto inovador aproximou o SUS dos trabalhadores

Idealizado e desenvolvido pelos dois dentistas lapeanos, o projeto premiado implantou uma nova dinâmica de atendimento odontológico em Campo do Tenente. Para ampliar o acesso dos trabalhadores ao cuidado em saúde bucal, a equipe passou a realizar consultas em horários diferenciados, incluindo no período da noite e aos sábados, além de levar ações de promoção e prevenção diretamente para dentro das empresas do município.

As iniciativas incluíram palestras, orientações, triagens e agendamento facilitado de consultas. Em algumas atividades, houve a participação da equipe multiprofissional, com apoio de profissionais da saúde do interior e da Vigilância Sanitária.

Segundo a dentista Helena Schaphauser, o impacto foi percebido rapidamente.
“Foi visível o impacto na vida dos pacientes, tanto em números como nos relatos. Muitos passaram a valorizar mais o autocuidado e disseram que o atendimento direto nas empresas facilitou muito. Ganhar o prêmio foi incrível, mas saber que mudamos a vida de tantas pessoas não tem preço. É extremamente gratificante para nós, que acreditamos em uma saúde bucal de qualidade no SUS”, afirmou.

Reconhecimento estadual

A participação no congresso ocorreu ao lado do prefeito de Campo do Tenente, Weverton Vizentin, da vice-prefeita Solange Maria, e da secretária municipal de Saúde, Rose Pereira, que acompanharam a apresentação do projeto e celebraram o reconhecimento estadual.

Com a premiação, Helena e Luiz Guilherme reforçam o protagonismo de profissionais lapeanos no cenário da saúde pública paranaense, mostrando que iniciativas inovadoras e focadas na realidade da população podem transformar o acesso e a qualidade do atendimento no SUS.

O projeto agora se torna referência para outros municípios que buscam ampliar o cuidado em saúde bucal junto à população trabalhadora.

Please follow and like us: