Temos visto uma escalada no aumento de impostos aplicada pelo Governo Federal que começa a nos assustar. A quantidade de taxas e ‘contribuições’ criadas e ampliadas pela mão do ministro da economia, Fernando Haddad com a anuência total do Lula transforma o Brasil no país que mais paga impostos no mundo.
Na aprovação da reforma tributária esta semana a única notícia boa foi a inclusão das carnes no pacote da cesta básica, o que deverá baixar um pouco o preço, porém vai ter aumento para quase todos os outros produtos. Ah! Importante frisar que não foi o PT que propôs a desoneração da carne e sim o Partido Liberal, que não aceitou votar a reforma do jeito que estava.
São tantas promessas que vemos da boca do Lula que sabemos que será impossível de cumprir qualquer coisa, visto que estão gastando mais do que qualquer governo anterior, mesmo com o aumento de impostos e arrecadação insuportável.
O custo Brasil está cada vez mais caro e diversas empresas grandes estão levando seus investimentos para países vizinhos, como o Paraguai, com o objetivo de viabilizar de forma mais clara, segura e barata a sua produção.
Este desgoverno costuma colocar a culpa no anterior, esquecendo que os problemas do Brasil não foram criados na gestão Bolsonaro, afinal o PT dominou o poder durante mais de doze anos e deixou o país em frangalhos.
Voltando à nossa cidade. Aqui também é comum mascarar a incompetência atual com ataques a governos anteriores, mesmo tendo já completado três anos e meio de governo. Tudo que é ruim é culpa dos outros, como se o tempo que estão com a caneta para resolver não servisse de nada.
A última das ‘culpas anteriores’ foi o corte da insalubridade realizado por esta gestão para inúmeros funcionários, ao que ‘magicamente’ aparece um estudo realizado em 2018 sugerindo tal ação, mas que foi engavetado. Se estava engavetado é sinal de que não era necessário cumprir com o resultado do estudo. Mas culpa é sempre boa né, principalmente quando é dos outros.
Precisamos de governantes com a capacidade de fazer e assumir os seus “B.O.s”. Ficar colocando a culpa nos outros é sinal de fraqueza além de uma clara tentativa de mascarar a ineficiência de quem está no poder. Governar é ter peito para assumir os problemas e admitir que, muitas vezes, não é possível realizar alguma coisa. É muito mais honrado e honesto do que colocar a culpa no passado.