Nestas eleições teremos uma ampla gama de opções para escolher em quem depositar o voto para vereador. Na Lapa são 67 os pré-candidatos e Contenda terá 154 pessoas buscando uma cadeira na Câmara Municipal.
Serão dois cenários distintos nestes dois municípios. Na Lapa a média de candidatos a vereador nas últimas eleições sobe e baixa, praticamente trazendo um cenário diferente a cada eleição. Se nesta eleição aparecem mais candidatos é quase certo que na outra serão muitos menos e na Lapa o número de candidatos é menor que na eleição anterior. Já em Contenda o número de candidatos chegou a 154 e isso torna a eleição diferente por lá.
Com menos candidatos a vereador os votos se concentram mais nas grandes ‘figurinhas’, ou nos ‘cabeças de chapa’, fazendo com que as previsões de eleição sejam mais fáceis e os resultados mais conhecidos previamente pelos analistas.
Já com o número de candidatos apresentados no município de Contenda as surpresas podem acontecer, visto que o número de votos conquistados pelos cabeças de chapa irão diminuir e surpresas podem acontecer na última hora. Quem fizer uma campanha diferenciada e propositiva tende a ter maior aceitação popular e, mesmo conquistando poucos votos, pode chegar a uma cadeira na câmara.
Em 2016 um candidato da Lapa foi eleito com apenas quatrocentos e poucos votos, enquanto haviam muitos outros com até oitocentos votos que não conseguiram entrar, por questão de não somar votos de legenda.
Na Lapa a soma de votos para conquistar a primeira vaga pelo partido deve girar em torno dos 2.800 votos, enquanto em Contenda o número deve ser entre 1.200 e 1.300. Este número de votos deve ser a soma de todos os candidatos de uma coligação ou partido e assim que atingir este número, automaticamente o mais votado deles está eleito. Os que ficam com menos votos podem ser eleitos dependendo das sobras de votos, ou os votos que ficarem acima dos números que falamos.
É complicado? Sim. Mas é o sistema eleitoral como se apresenta. É comum termos vereadores e deputados eleitos com menos votos do que outros que não se elegeram, pois o sistema valoriza a agremiação partidária e não quem conquistou mais eleitores.
Enfim, não será fácil para ninguém ganhar estas eleições, pois muitos eleitores estão mais atentos ao depositar o voto e não é qualquer conversinha que vai conquistar a confiança das pessoas.
Desejamos uma boa e limpa eleição para todos.