Neste final de semana teremos a honra de sediar mais uma edição do Festival de Cinema da Lapa, uma promoção que já está na sua 15ª edição e que traz para a nossa bela e histórica cidade grandes nomes do cinema nacional, sejam eles produtores, diretores, atores e demais profissionais da área.
Conversando com algumas pessoas que aqui trabalham e investem surgiu uma ideia que pode ser muito proveitosa para sugerir aos organizadores do festival: A valorização mais intensa da cultura local.
Somos uma comunidade baseada em história e cultura, com muito a ser enaltecido. Fundada através do trabalho incansável dos tropeiros, fortalecida pela cultura afro e ampliada com a vinda dos imigrantes europeus, a Lapa tem muito o que contar e muito o que mostrar.
A sugestão do empresário foi para que se inclua nos temas e programação dos próximos festivais produções voltadas aos temas locais, como forma de levar estas preciosas memórias a todos os cantos do Brasil. Documentários sobre a congada, tropeiros e imigrantes dariam ótimas apresentações e poderiam se transformar em marcos culturais de valorização e divulgação de peso.
Importante frisar que o objetivo do Festival de Cinema sempre foi levar o nome da cidade da Lapa para todo o Brasil, trazendo de fora as produções que participam das mostras competitivas e especiais, além de valorizar o trabalho de produções locais realizado através de oficinas com jovens e adolescentes. O festival ainda incentiva a produção de vídeos com celular, facilitando a vida dos participantes que pretendem experimentar ou quiçá empreender no mundo mágico do cinema.
A programação como está se apresentando no momento já é rica de emoções e opções as mais diversas e a presença de atores conhecidos nacionalmente também enaltece e valoriza em muito a cultura local. A sugestão de embutir e incentivar a divulgação da história local é um modo muito lógico de ampliar o trabalho e conquistar ainda mais o público local.
O Festival de Cinema é feito para que o público se encante e tenha a oportunidade de conhecer os melhores trabalhos do ramo nacional, além de oportunizar encontros com celebridades que se fazem presentes.
Uma pena que este evento de tamanha importância tenha que procurar abrigo em locais não destinados ao Cinema, no caso desta edição o palco será a Secretaria Municipal de Educação, enquanto dispomos de um Cine Teatro Imperial que demanda reformas e adequações. O próprio Theatro São João não está adequado a receber o público do festival, devido a problemas na estrutura que não recebe atenção há tempos, além, claro de alguns baldes de tinta para maquiar a fachada.
Organizadores do Festival: Pensem no caso de separar um momento para a história da Lapa. Público da Lapa: Participe ativamente do evento que é feito para valorizar a cultura e elevar o nome de nossa cidade para todo o país. Administração pública: Leve mais a sério a questão cultural através da busca de recursos para reforma e manutenção dos espaços adequados a este tipo de apresentações.