SALMOS

Sl 29 – Ainda que não substitua o texto em si, vamos à introdução, com vistas à interpretação e explicação contextualizada e atualizada, cristologicamente, dos Salmos, que têm em vista o conhecimento e a glória de Deus, em aroma suave, mediante Jesus Cristo. E nEle, na unidade do Espírito Santo, de fé em fé, edificação luteradora das consciências pávidas, exortação de soberbos e empedernidos, e consolo necessário, profícuo, ubérrimo dos corações atribulados.

É uma profecia do Evangelho, poder de Deus, como ele haveria de repercutir, poderosamente, em todo o mundo, e envergonhar a sabedoria, a santidade, a glória de todas as autoridades seculares e do Estado, senhores e povos, que ajuízam que não há necessidade de Cristo e Seus benefícios. Sendo que, segundo Deus e Sua Palavra, somente Ele deve e deveria, em todo o orbe terrestre, ser julgado e tido por único Rei, Messias, Profeta, SENHOR, Salvador, a quem se deve, com justiça e corretamente, servir e honrar em verdadeira sabedoria e santidade, com tudo o que se tem e é. Porque Ele, sem participação méritos, dignidades, boas obras humanas instituiu e ordenou o Batismo como um dilúvio no qual o velho Adão pode e deve ser afogado nas pessoas crentes batizadas. E, em comunidade da pregação da fé, nascer um novo ser humano regenerado pelo Espírito e pelo Batismo, como meio do Evangelho. Metaforicamente o salmista nomina os desertos, as florestas, as terras do mundo, entre judeus e gentios, todos como espaços, lugares, locais, reinos, pessoas que Ele, Deus, no tempo da graça, abriu e destinou e quer converter ao Evangelho, via dação da fé, dom e dádiva do Espírito Santo. Onde e junto a quem quer que seja, em todo o orbe terrestre, no qual se prega e anuncia o Evangelho, sempre haverá quem o vai ouvir com fé presente, mesmo que seja só uma criança, não importa em que lugar, povo, terra, nação. Ninguém é preterido e nem tem uma vantagem especial quando o assunto é ser justificado por graça divina mediante a fé em Jesus Cristo.

O Salmo 29, como Salmo profético, pertence ao terceiro Mandamento e à segunda petição do Pai Nosso. Pois prega o Evangelho notificando que nós, unido ao povo da Palavra e da fé, condenemos e rejeitemos a justiça e a santidade autoinovadas, a piedade ao modo do mundo, e a justificação via obras da lei. Ademais, o salmista salmodiando a justiça da fé, conscientiza que existe a voz muda de Deus presente no conjunto da Criação, em eficácia dupla. Uma delas que Deus, o SENHOR, irado, pode se manifestar e fazer presente, atingindo a natureza. E assim conscientizar que Ele está aí, invocado ou não. Ele não é a Criação, e nem ela é Ele. Ainda assim, apesar da história humana infestada de pecado e pecados, Deus está aí presente e levando a efeito, no caso do Antigo Testamente, a história da salvação mediante Jesus Cristo.

O reino de Deus, que é reino de justiça e paz no Espírito Santo, vem a nós e nós somos integrados nele, se formos dadivados e levados à fé em Jesus Cristo, que, na carne, nos reconcilia com Deus Pai. Ele, Jesus Cristo, o que foi feito nascer em nosso favor dos judeus, é o Rei, Messias, Profeta, SENHOR, Salvador prometido nas Escrituras. O presente Salmo como todo o saltério é um verdadeiro promotor da fé em Jesus Cristo e do Espírito, de modo que se alguém o lê sem fé, somente lê trevas e coisas frias, e com tal fica sem os benefícios.

O Salmo 29 exalta o ministério da Palavra, de modo claro e evidente, que ninguém é levado à fé sem pregação. A pessoa pode, por exemplo, com as ressalvas do verbo, ‘ouvir’ a ‘voz’ de Deus no barulho do trovão, e, assustada, ficar temerosa ou sentir remorso por pecados e iniquidades cometidas. Mas isto ainda é a voz da ‘lei’, não a do Evangelho. Uma pessoa pode ficar, literalmente, ‘arrebatada’ com a beleza da Criação divina, e pôr no seu coração a afirmativa: eu creio, mas isto não é fé que tem o Espírito Santo como autor e agente. Porque não há como ser dadivado com fé em Jesus Cristo senão via Palavra e ministério da Palavra.

P. Airton Hermann Loeve.

Please follow and like us:

Pastor Airton Hermann Loeve

Pastor Airton Hermann Loeve – Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – Lapa/PR.
Entre em contato com Pastor Airton Hermann Loeve: pastor.air.ton@hotmail.com