Cabanha Don Francisco se destaca na Expointer 2009

A Cabanha Don Francisco, criadora de bovinos de corte da raça Aberdeen Angus na cidade da Lapa, destacou-se na Expointer 2009, realizada em Esteio/RS, através da fêmea Angus P.O. DON FRANCISCO 079 CAROL BRIGADIERTE. Carol, a fêmea da raça Aberdeen Angus, obteve o título de Grande Campeã da Raça Angus na Exposição que é considerada uma das mais importantes e tradicionais da América Latina.

A arte de produzir campeões

Carol é produto de prenhes, adquirida seguindo critérios de seleção bem definidos visando produzir animais geneticamente superiores e com resultados garantidos a campo e também nas pistas.

A Cabanha Catanduva, com sede em Cachoeira do Sul/RS foi a expositora da fêmea Grande Campeã. Por insistência dos titulares da Catanduva, a Don Francisco comercializou este magnífico exemplar ainda no ano passado.

Além de sua estrutura e beleza, que são características muito marcantes neste exemplar, ela descende da fêmea Catanduva Mandala, que é considerada a mais importante fêmea produzida pela Catanduva e que já recebeu o título de Reservada Grande Campeã da Expointer em 2004. Dr. Fábio Luiz Gomes, um dos atuais proprietários da Grande Campeã, resolveu apostar em Carol, visando inicialmente resgatar a genética da grande Mandala, essa premiação somente veio coroar um investimento de sucesso.

O Julgamento de classificação esteve sob a responsabilidade do jurado escocês radicado na Argentina Norman Catto, o qual destacou a grande funcionalidade e habilidade materna da Grande Campeã.

A Don Francisco, localizada na Lagoa Gorda, esta radicada na Lapa desde o ano 2000. O criatório de Angus teve inicio em 2002. Hoje, além de produzir e comercializar animais de destaque em pistas de julgamento, também é uma importante fornecedora de genética Angus na região da Lapa, através da comercialização de fêmeas e touros rústicos melhoradores. Todos os produtos criados na Don Francisco seguem os mesmos critérios de seleção e de melhoramento, isto é, a genética dos animais de exposição é a mesma dos reprodutores e matrizes rústicas disponibilizadas para atender o mercado da região.

Vencer paradigmas

O grande objetivo do criatório no momento é disseminar a genética Angus para cruzamento na região, tanto através da venda de touros como pela venda de sêmem congelado para inseminação artificial.

A Don Francisco também vem se tornando fornecedora de touros para centrais de venda de sêmem. Seu primeiro reprodutor a disposição para comercialização de sêmem congelado, pela central Alta Genetics, é o touro Red Angus de nome Cabo Mambo, o qual terá seus primeiros produtos nascidos, em escala comercial, ainda na primavera deste ano.

O médico veterinário Paulo Valdez, um dos titulares da Don Francisco, acredita que a inseminação artificial é ferramenta indispensável para a bovinocultura de corte nacional. Segundo Valdez além do ganho genético obtido pela inseminação artificial, existe também o efeito econômico através da diminuição significativa dos custos de produção, já que há uma necessidade menor de reprodutores na cria em propriedades que adotam esta tecnologia. “Está na hora do produtor analisar e administrar a pecuária da mesma forma com que ele faz com a agricultura. Essas duas atividades devem ser encaradas com a mesma seriedade e profissionalismo, de modo que a rentabilidade por área deve ser a maior possível”, diz Valdez. Esse aumento nos rendimentos é expressivo e importante, principalmente em regiões onde as terras são muito valorizadas, como é o caso da região da Lapa.

Apesar de ser um objetivo relativamente simples a missão por vezes é quase impossível. Valdez também destaca que o produtor em geral tem grande arrojo para adquirir máquinas e equipamentos de última geração buscando elevar a produtividade de suas atividades agrícolas, entretanto na pecuária a história é bem diferente.

No contexto parece que a atividade pecuária tem uma importância bem menor, onde investimentos em tecnologia, capacitação e treinamento de mão-de-obra são quase sempre considerados, erroneamente, como “gastos” de importância secundária. Com isso o próprio produtor acaba transformando a pecuária numa atividade de baixo rendimento.

Cabe salientar que em função do clima e solo da região, a Lapa tem grande capacidade de produzir forragens para alimentação animal, sendo importante fonte de volumoso a baixo custo, quase que durante todo ano. Graças a isso, principalmente na entressafra nacional, é possível engordar e/ou terminar animais de forma muito econômica, aproveitando-se da cobertura de inverno preconizada pela agricultura.

Please follow and like us: