Dia de Campo da Cresol aborda a preservação dos solos

Na sexta-feira, 19 de junho, a Cresol União dos Planaltos realizou um Dia de Campo na localidade de Serrinha, em Contenda, com o tema “Solos”, tema que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu para este ano para chamar a atenção para a riqueza e a fragilidade desse recurso, além de mobilizar a população para a importância de preservar e recuperar os solos, devido ao uso inadequado ou desmatamento. Pois, é sobre ele que a sociedade vive, planta e mora.

Participaram do evento os palestrantes do Instituto Federal do Paraná, o Prof. Valter Roberto Schaffrath, Phd em solos, e Eric Wanger, especialista em agroecologia. Os palestrantes explanaram sobre a parte teórica e de campo, a parte prática. Participaram do evento: parceiros da Cresol União dos Planaltos, associados e convidados. A Cresol União dos Planaltos agradece pela participação de todos.

 

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO

Com o aumento da população e a necessidade de se produzir cada vez mais alimentos, a vegetação original das florestas e de outros ecossistemas foi sendo destruída para dar lugar ao cultivo de plantas comestíveis e à criação de animais. Muitas vezes, a atividade agrícola é feita de forma inadequada, por desconhecimento ou por falta de recursos e equipamentos. Como resultado, depois de alguns anos de produção, os nutrientes do solo se esgotam e as plantas não crescem mais.

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que a prática da agricultura para a produção de alimentos seja sustentável em relação ao meio ambiente. Deve-se, portanto, evitar causar prejuízos ao ambiente, não liberando  substâncias tóxicas ou danosas na atmosfera, nas águas superficiais ou nos lençóis freáticos. Deve-se, ainda, preservar e restaurar a fertilidade do solo, prevenindo a erosão. Quanto à água, deve ser usada de modo a permitir que se recarreguem as reservas aquíferas, evitando que elas se esgotem.

Produzir alimento implica também manter uma diversidade de culturas para não empobrecer o solo e usar, quando necessário, um controle biológico para as pestes, mas com cuidado para evitar a contaminação do ambiente com substâncias químicas que possam se acumular.

Dessa forma, cuidando do meio ambiente, a agricultura sustentável facilita a economia local e preserva a saúde do solo e a dos seres que nele vivem.

 

 

Please follow and like us: