Mais de um milhão de reais serão economizados anualmente com Cargos de Confiança.
Em reunião com equipe de governo, Furiati anunciou os nomes dos futuros secretários municipais. O prefeito eleito falou sobre a crise que assola o país e também os municípios, deixando claro que a sua administração deverá ser o mais técnica e produtiva possível.
Para resolver o inchaço da folha de pagamento, Furiati optou por uma equipe pequena, porém com capacidade para movimentar a máquina administrativa. A prioridade do novo governo é fazer “O básico bem feito”, conforme anunciado em campanha. Para cumprir com este objetivo, os principais recursos serão destinados às áreas de saúde, educação e estradas rurais, além, claro, de dar continuidade às obras paralisadas.
ESTRUTURA DE GOVERNO
Com a nova estrutura administrativa apresentada pelo futuro prefeito haverá uma economia anual de mais de um milhão de reais em gastos com Cargos de Confiança. A principal meta na formação da equipe de governo foi aproveitar funcionários de carreira capacitados para as diversas funções necessárias, valorizando o servidor e respeitando os gastos de recursos públicos. Profissionais técnicos, com experiência e formação comprovada em suas áreas, complementarão as funções essenciais. Nesta nova estrutura não existirão duas secretarias, a de Comunicação e a de Ação Social. Estas funções serão anexadas, respectivamente ao Gabinete e à Secretaria de Saúde. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico será ocupada pelo vice-prefeito, Joacir Gonsalves, gerando uma economia de recursos com salário do secretário.
As secretarias serão comandadas por:
Secretaria de Saúde: Furiati apresenta secretariado para novo governo Ruy Suplicy Wiedmer – Em 1989 formou-se em Farmácia. No ano de 1991 concluiu o curso de Análises Clínicas. Tem especialização em Imunologia Clínica e Bioquímica Clínica. Trabalhou na Prefeitura de Contenda, Quitandinha e Lapa. É Vice-Prefeito da Lapa, na gestão 2013-2016.
Secretaria de Administração e planejamento: Clésio Thiago Cardoso de Jesus – Formado em Administração, especialista em Gestão Pública pela UFPR. Atuou como professor de cursos técnicos de administração, planejamento e contabilidade, Foi Diretor Geral da Câmara Municipal nos anos de 2007/2008, Diretor de Administração nos anos de 2009 a 2011 e Secretário de Administração no ano de 2012.
Secretaria de Educação: Maria Cristina Ganzert Garcia – Graduada em Pedagogia pela UnC com especialização em Psicopedagogia també pela UnC e com Especialização em Educação à Distância: Tutoria, metodologia e aprendizagem, pela Fael. Atuou como professora na Faculdade Educacional da Lapa – Fael. Desde 1992 é professora e pedagoga na Prefeitura da Lapa, tendo atuado como Diretora de Educação nos anos de 2002 a 2005 e 2009 a 2012.
Secretaria de Finanças: Flávio Wolff – Formado em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Exerceu funções na sua área de formação na Caixa Econômica e no BRDE. Foi secretário municipal de finanças na prefeitura da Lapa nas gestões 2001-2004 e 2009-2012.
Secretaria de Obras e Urbanismo: Fábio Furiati – Engenheiro Civil, trabalhou como Engenheiro no antigo ITCF (Atual IAP), posteriormente chegou a Diretor de Engenharia do mesmo órgão. Na Eletrosul – Centrais Elétricas do Sul do Brasil, trabalhou durante 19 anos.
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: Júlio Bastos – Engenheiro Agrônomo, exerceu função de Encarregado Técnico na empresa COAMO. Foi proprietário da Campo Forte Insumos Agrícolas. Trabalhou como Assessor na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente na gestão 2009-2012, auxiliando o trabalho de Meio Ambiente no setor do IAP da Lapa.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Joacir Gonsalves – Vereador mais votado em 1988, exerceu a função de Secretário Geral do Município entre 1988-1992, sendo eleito prefeito para o mandato 1992-1996. Durante o mandato foi Presidente da AMSULEP. É Senador da Câmara Júnior Internacional e foi presidente do Lions Club da Lapa. Profissionalmente é sócio-proprietário do Escritório de Contabilidade Gonsalves Contabilidade. É formado como Técnico Contábil e graduado em Administração de Empresas e Direito.