Refratário Scandelari passa a exportar para o Peru

Tijolos produzidos na Lapa têm como destino o Peru.

Em momento de crise no país, indústria lapeana, que completará 85 anos de funcionamento em 2017, mostra que é possível manter equilíbrio nas finanças.

A Refratário Scandelari é a indústria mais antiga da Lapa – em fevereiro do próximo ano irá completar 85 anos de produção ininterrupta no município. E, para fechar bem o ano de 2016 e se aproximar de data tão relevante para a empresa, nada melhor do que boas notícias. Ainda mais em momento crítico da economia nacional.

Negociação internacional e força faturamento da empresa.
Negociação internacional e força faturamento da empresa.
Indústria lapeana já trabalha com exportação para outros países da América Latina e também da África.
Indústria lapeana já trabalha com exportação para outros países da América Latina e também da África.

com-boa-gestao-scandelari-esta-consequindo-se-manter-no-mercado-aquecendo-a-economia-local

Notícias estas que são boas não somente para a Scandelari, mas também para a economia da Lapa: a empresa passa a exportar tijolos refratários e argamassas para seu cliente em Arequipa, no Peru.

Segundo Leori Trindade, do Departamento Comercial da Refratário, em um momento de desaceleração na economia do país, uma negociação internacional vem dar um reforço no faturamento da empresa, mantendo um equilíbrio nas finanças. E a exportação para o Peru mostra-se de grande relevância, tendo em vista que o país vizinho registou o maior crescimento na América Latina em 2015, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), chegando a 3%, maior do que países como o Brasil, estimada em 0,03% em 2015.
Presente em todos os Estados da Federação, através de seus clientes, a Refratário atende empresas voltadas ao agronegócio, metalmecânica, construção civil, entre outros setores. Além dos clientes nacionais e do mais novo cliente peruano, já exporta para Paraguai, Argentina, Uruguai e República de Angola, na África.

Segundo a Scandelari, a instabilidade do mercado nacional acaba forçando as empresas a buscarem novos nichos de negócios e oportunidades em mercados externos, para compensar a baixa no volume de vendas internas.

É sabida a crise generalizada que o Brasil enfrenta. Para buscar a estabilidade em um momento como esse, a Refratário explica que conta, além de bons clientes e bons contatos para expandir os negócios, com gestores sérios, que visam o planejamento a médio prazo. Também possui colaboradores comprometidos, que “vestem a camisa” da empresa. Pontos relevantes ainda citados são: qualidade de materiais, bom atendimento com conhecimento técnico, comprometimento com o fisco, bom relacionamento com fornecedores e com clientes.

“Acreditamos também ser importantíssimo para a sobrevivência de uma organização, nas épocas boas de negócios (faturamento) fazer uma reserva de capital de giro, para não depender exclusivamente de agentes financeiros”, ressalta Leori.

A REFRATÁRIO
A empresa Refratário Scandelari iniciou suas atividades na Lapa produzindo utensílios em argila. Em seguida, mais precisamente em fevereiro de 1932, Januário Scandelari, o fundador, e sua esposa Paschoalina, começaram a fabricar, de forma rústica, tijolos refratários silicosos, utilizando materiais da região.
A Refratário Scandelari foi a primeira indústria no Brasil a fabricar tijolos refratários silicosos. No período de 1932 até ano de 1996 a empresa direcionou a produção para empresas de fundição de ferro e similares, pois o uso de fornos cubilôs era elevado e os tijolos se comportavam bem em temperaturas elevadas, na faixa de 1600ºC.
A indústria, que nos seus primórdios tinha o tijolo identificável como “dragão”, atualmente conta com uma diversidade de produtos refratários, que atendem as necessidades de quem deles precisa.
A necessidade de maior espaço e de liberar a área central da cidade (na Avenida Aloísio Leoni), levaram a Refratário Scandelari a buscar novo local para abrigar a indústria. Atualmente está localizada no Parque Industrial do Passa Dois.

Please follow and like us: