Festa da Padroeira, em Mariental, não terá venda de bebida alcoólica

Proximidade da BR 476 foi um dos motivos da proibição de comercialização de bebidas alcoólicas no evento.

Decisão foi tomada pelo Pe. João Batista, para atender o documento da Regional Sul 2 dos Bispos do Paraná e da CNBB e para priorizar a presença das famílias no evento.

No domingo, 11 de dezembro, a comunidade de Mariental realizará a sua tradicional Festa em Honra a Padroeira Imaculada Conceição. Na programação está prevista procissão com carroceiros, cavaleiros, charretes e carro de boi, num belíssimo desfile no qual cada capela levará o seu Padroeiro, resgatando uma tradição por tempos esquecida. Também acontecerá a benção dos presentes, missa, tradicional almoço festivo com costela e leitão ao fogo de chão, sortido botequim com bebidas, bolo de medalhinha e doces. Enfim, a programação é um tanto conhecida pela população.
A novidade da Festa da Padroeira, desta vez, ficou reservada a uma novidade: pela primeira vez não haverá venda nem consumo de bebida alcoólica no evento. A decisão foi tomada pelo Padre João Batista. Ele disse em entrevista que atende ao que diz o documento da Regional Sul 2 dos Bispos do Paraná e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pede que sejam realizadas festas sem estimular o consumo de bebidas alcóolicas.
A decisão foi tomada em consenso com o Conselho Missionário Pastoral Paroquial (CMPP) e Conselho Missionário Pastoral Comunitário (CMPC) da Paróquia, que pede a compreensão de todos quanto a decisão, lembrando que esta é uma iniciativa que visa priorizar a presença das famílias no evento.

Outro fator determinante para a opção pela não comercialização de bebidas alcóolicas é devido a localização da Igreja, às margens da BR 476, o que aumenta consideravelmente os riscos de alguns participantes envolverem-se em acidentes, caso façam uso de álcool antes de dirigir.

IMACULADA CONCEIÇÃO
Imaculada Conceição refere-se a um dogma através do qual a Igreja Católica declarou que a concepção da Virgem Maria foi sem a mancha (mácula, em latim) do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada do pecado pela graça de Deus. Ela sempre foi cheia da graça divina. O dogma declara também que a vida da Virgem Maria transcorreu completamente livre de pecado.
Desde os tempos da Igreja primitiva, os fiéis sempre acreditaram que Maria, a Mãe de Jesus, nasceu sem o pecado original. Tanto no Oriente como no Ocidente, há grande devoção à Maria enquanto mãe de Jesus e Virgem sem Pecados. No começo do cristianismo o dogma da Imaculada Conceição já era tido como uma verdade de fé para os fiéis.

A FESTA
Confira a programação da festa na Paróquia Imaculada Conceição, em Mariental, no domingo, 11 de dezembro:
– 9h – Início da Procissão, partindo da Loja Quimiagro, passando pelas ruas de Mariental com destino a Igreja;
– 10h – Benção dos cavaleiros, carroças e charretes;
– 10h30 – Santa Missa Solene da Padroeira;
– 12h – Almoço completo com costela e leitão ao fogo de chão e demais acompanhamentos;
– 13h30 – Início do Festival de Prêmios.

Please follow and like us: