Lapa sediará Competição de Orientação

Modalidade esportiva usa a própria natureza como campo de jogo.

Evento acontecerá de 27 a 29 de janeiro e reunirá 300 atletas de 10 federações estaduais.

Nesse final de semana, dos dias 27 a 29 de janeiro, a cidade da Lapa sediará a 1ª Copa Sul de Orientação. O evento faz parte do calendário oficial da Confederação Paranaense de Orientação e é promovido pelo Clube de Orientação Gralha Azul (COGA), com o apoio do 15º GAC-AP e da Prefeitura Municipal da Lapa.

Em três dias, serão percorridos cinco percursos, reunindo 300 atletas, oriundos de 10 federações estaduais, que buscarão pontos para o Ranking Nacional. Segundo o Fabio da Cruz Weis, diretor da prova, as competições de Orientação estão crescendo muito nos últimos anos, pois é um esporte muito divertido e emocionante de participar, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades. “Com certeza será um grande evento aqui na Lapa”, comenta.

A 1ª Copa Sul de Orientação contará com os seguintes percursos: Treino, Médio, Micro Sprint e Sprint Noturno (Corridas Rápidas) e Percurso Longo. As competições ocorrerão em locais diferentes na Lapa.

O ESPORTE
Um mapa, uma bússola na mão, muita disposição e uma área grande e desconhecida. Pronto, você já pode começar a praticar corrida de orientação. Mas, o que seria isto? Orientação é um esporte em forma de corrida no qual os atletas passam por pontos de controle marcados em um determinado terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola. Além disto, é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo.

Com isso criou-se o conceito da preservação do meio ambiente entre seus praticantes. Podem ser diversos os percursos e as características do terreno, como, por exemplo, terrenos com areia, florestas mais ou menos densas e relevos acidentados.

PROGRAMAÇÃO
Confira a programação do evento:
– Sexta-Feira (27 de janeiro): Percurso Treino (Parque de Exposições da Lapa, das 14h às 18h).
– Sábado (28 de janeiro): às 9h – Percurso Médio (Parque do Monge); às 16h – Micro Sprint (Parque Linear); e às 21h – Percurso Sprint Noturno (Centro Histórico).
– Domingo (29 de janeiro): às 9h – Percurso Longo (Área Rural próximo ao Parque de Exposições).

Please follow and like us: