Odontologia lança projeto pioneiro na região do São Lucas

Equipe orienta população sobre como deve proceder para manter a saúde bucal.

“Saúde bucal em sua casa” visa atender a população de forma mais eficaz, orientando os pacientes em sua residência sobre os cuidados que devem ter para que o sorriso esteja saudável.

O bairro São Lucas, um dos mais populosos da Lapa, foi o escolhido para a implantação de um projeto inovador, realizado em conjunto entre a Clínica Odontológica e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade, que funciona junto ao CAIC.

O programa consiste em deslocar uma equipe especializada, composta por uma dentista e uma auxiliar odontológica, que, acompanhadas da agente comunitária de saúde da região, realizam o trabalho “porta a porta” de exame clinico em todos os membros da família, repassando orientações sobre a correta escovação e distribuição de material didático.

Segundo a enfermeira Emanuelle Liller, Coordenadora da UBS do São Lucas, “há atendimento médico clínico geral de segunda a sexta-feira, e nas quintas e sextas-feiras, o ginecológico. Já o projeto ‘Saúde Bucal em Sua Casa’ foi uma iniciativa da Dra. Rosecleide, Coordenadora da Clínica Odontológica, que apresentou a proposta, sendo prontamente aprovada por nós da unidade de saúde e recebeu também o apoio da Eduína Ribas, diretora do CAIC. As profissionais vão até a população do bairro, realizam os trabalhos preventivos e, a partir da constatação da necessidade de intervenção, é realizado o encaminhamento para atendimento na unidade”.

Desde o início de janeiro, a Administração Municipal vem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Odontologia, desenvolvendo ações de prevenção, educação e orientação da saúde bucal, bem como ampliando a oferta de consultas odontológicas à população.

CUIDADOS E PREVENÇÃO

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes adotadas para manter dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que a pessoa tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.

Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.

É preciso ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção evita-se o tratamento de problemas que se tornariam graves.

Existem algumas medidas muito simples que cada um pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais. A escovação correta e o uso do fio dental são atitudes simples e eficazes. Confira como deve ser feita a higiene bucal:

– Coloque a escova inclinada entre a gengiva e os dentes. Faça movimentos limpando todos os lados dos dentes. Lembre-se: temos 32 dentes com 4 lados cada;

– Escove a superfície de mastigação de cada dente com movimentos curtos de vai e vem;

– Escove a língua para remover bactérias. Faça com cuidado;

– Use as duas mãos para segurar o fio dental entre os dedos. Passe o fio entre todos os dentes com movimento de vai e vem. Use-o pelo menos uma vez ao dia.

Please follow and like us: