Um russo que veio parar na Lapa

O anfitrião Thierry com o Dmitry, no Jardim do Fauno.

Ele apontou o dedo para o mapa, fechou os olhos e… Lapa! Assim foi decidido o destino de férias do jovem Dmitry, que se encantou com o município e com sua gente.

Dmitry é russo, natural da cidade de Moscou. Com 22 anos, é gerente de uma loja virtual de roupas na capital da Rússia. Sua passagem na cidade da Lapa durou uma semana e teve muitas aventuras. Mas, como um Russo veio parar na cidade da Lapa?

Segundo Dmitry, ele precisava fazer uma viagem para tomadas de decisões e mudança em sua vida. Sua atitude e escolha foi mais simples do que imaginamos. “Eu peguei um mapa, fechei os olhos e apontei o dedo para o destino de minhas férias”, contou Dmitry Abramov.

Sua história parece loucura, mas quem não gostaria de fechar os olhos e escolher na ponta dos dedos seu destino de férias?!

Thierry Piovezan, o anfitrião do russo na cidade, fez algumas perguntas sobre sua passagem pela Lapa. Confira:

Thierry Piovezan: Como você decidiu vir para a cidade da Lapa? 

Dmitry Abramov: Eu amo meu trabalho e, nos últimos cinco anos, trabalhei demasiadamente, quase sem descanso. Antes disso, todas as férias eu levava meus aparelhos eletrônicos e estava sempre conectado sem conseguir me desligar, mas agora decidi que era hora de me desconectar da internet, fazer um Digital Detox e pensar sobre o que quero da vida. Começou como uma piada, peguei um globo, girei e apontei direto para o estado do Paraná, próximo a Lapa. Eu contei aos meus amigos sobre isso, nós rimos, mas depois pensei: “Por que não?” . Sendo assim, decidi comprar as passagens e embarcar nesta viagem. Embarquei em Moscou com destino a Paris, de Paris para São Paulo, São Paulo a Curitiba, e por fim, Curitiba para Lapa.

T.P.: Quais foram os lugares que você visitou que mais gostou?

D.A.: Durante a semana que estive na cidade da Lapa, tive uma programação bem intensa com meu amigo Thierry. Fomos nadar na cachoeira, fazer trilhas no Parque de Monge, visitamos o centro histórico, museus e o teatro, que é maravilhoso. Eu tive o prazer de conhecer o “Torneio de Laço”, na Lagoa Gorda, e adorei participar do Festival Rock In Rua, assistindo as bandas locais. Lapa é uma cidade bonita e agradável, estou muito feliz de ter escolhido esta cidade para minhas férias.

T.P.: Os lapeanos te receberam bem?

D.A.: Foi simplesmente maravilhoso! Os lapeanos são pessoas amáveis e receptivas. Fiz um monte de novos amigos, eles me mostraram a cidade, fui até em uma festa de música sertaneja para dançar e recebi presentes para levar como lembranças. Tive muita sorte de conhecer essas pessoas incríveis, foi fundamental para o sucesso de minha viagem.

T.P.: Onde você se hospedou?

D.A.: Pesquisei no Airbnb, site e aplicativo destinado aos viajantes de todo o mundo. Lá, encontrei o espaço cultural “Jardim do Fauno”, a casa do Thierry, diferente de tudo que havia pesquisado. É um espaço muito belo, criativo e inspirador, pertinho do centro histórico. Sou grato por ter caído em boas mãos e por ter feito uma sábia escolha.

T.P.: Por fim, fale sobre a experiência de visitar uma cidade do interior do sul do Brasil.

D.A.: Foi muito bom. Eu amo cidades pequenas, mas não esperava que seria tão interessante e agradável. Estava preparado para relaxar e observar a natureza, mas encontrei muito mais que isso. Novas experiências, novos amigos, inspiração e respostas a muitas perguntas sobre a minha vida. Agradeço especialmente a meu grande amigo, Thierry, seus familiares, amigos e todos os habitantes da Lapa pela recepção calorosa! Eu, definitivamente, voltarei para Lapa.

O ANFITRIÃO

Thierry Piovezan é formado em Relações Públicas, diretor da Cultura Viva Produções, é produtor de eventos – trabalhando em grandes eventos no Parque das Pedreiras (Pedreira Paulo Leminski), fazendo parte da equipe de produção, sendo responsável pela área externa do parque e pelo gerenciamento de crise com os moradores. Piovezan também faz produções de eventos culturais na Lapa, tendo trazido para a cidade espetáculos como Tesão Piá, Projeto Elis Regina, Playing For Change Day, entre outros. O Jardim do Fauno já existia em Curitiba e, quando Thierry mudou para a Lapa resolveu continuar a ideia. “É minha casa, que utilizo para receber visitantes de outras cidades, estrangeiros, para hospedar amigos, familiares e para receber grupos de artistas que venham se apresentar nas produções que realizo aqui. Criei este espaço criativo para ocupar minha casa e para movimentar a cultura local. É um espaço cultural lúdico para ativar a criatividade nas pessoas que passam por aqui”, explica Thierry.

Sobre a visita do russo, Piovezan afirma ter sido um prazer recebe-lo em sua casa. “Enquanto estiver por aqui, farei de tudo para levar o nome da Lapa para todo o mundo. Já tive outros hóspedes de diversos países. Saber valorizar nossa cultura, recebê-los bem e ambientar os visitantes estrangeiros é essencial para a saúde do turismo nesta cidade maravilhosa. A Lapa tem um enorme potencial e me encanta participar disso tudo”, finaliza.

 

Please follow and like us: