Encontro de Ex-Comandantes

Na sexta-feira, 21 de julho, o Quartel do 15º GAC-AP recebeu seus antigos comandantes e e ex integrantes.

Na sexta-feira, 21 de julho, foi realizado o Encontro de Ex Comandantes do 15º GAC AP, sob o Comando do Sr. Ten. Cel. Alexandre Gueiros Teixeira. Encontro esse realizado sob forte emoção de todos aqueles que, estando presentes na Unidade “Heróis da Lapa”, no qual foram Comandantes no passado, juntamente com militares que serviram sob seus Comandos, cuja emoção mútua, recordaram momentos felizes da vida militar que viveram e que o tempo levou, deixando saudade no coração de todos.

Estiveram presentes os Srs. Coronéis Darley Rugeri WOLLMANN, Pedro Geraldo de SIQUEIRA, Ivan MONTEIRO, Rinaldo Benevídes FEIJÓ, Milton José de MELLO, Marcelo Maia CHIESA e Cesar Carriel BENETTI.

O ambiente emocional era de elevada alegria e saudade entre dezenas de militares que serviram nesta Unidade de Bravos, seguidores dos Bravos Heróis de 1894, cuja ordem de todos os dias é: “-Por aqui não passam – Queimar o último cartucho e depois morrer – Resistência a todo transe”, e que juntos cumpriram o dever patriótico de manter a República do Brasil.

Meu Deus do Céu, há 62 anos quando eu saía da adolescência e atingia 18 anos, tive a felicidade de ingressar no Quartel da Lapa – I/5º RO 105 e hoje a mesma Unidade, com outros armamentos, canhões de grosso calibre e tanques de guerra e ouvir o brado: “- Aqui seguimos a Bravura dos Heróis lapeanos de 1.894 e afirmamos que a República do Brasil será mantida com a luta de nossas armas e com o sacrifício de nossas vidas se assim for necessário, como fizeram o Coronel Carneiro, Aminthas de Barros, Coronel Dulcídio e dezenas de lapeanos, que lutando com fuzil, algumas metralhadoras e 4 canhões gritavam: “- Por aqui não passam” e os não combatentes Chefes de Família lutarem a facão em defesa de seus lares.

Por já ser velho e morador da Lapa, há 69 anos, tive a oportunidade de conversar com os últimos guerreiros da Lapa, e ouvir histórias horripilantes daqueles combates que salvaram a República do Brasil e esta Unidade 15º GAC AP, ser a continuação dos Bravos do Passado e podermos transmitir a nossos filhos e descendentes o paraíso que recebemos.

Parabéns a todos os Bravos desta gloriosa Unidade Militar da Lapa e seus Comandantes. Os Srs. vieram, ficamos felizes em revê-los e pelas fisionomias percebemos que vocês estavam felizes de voltarem a esta Unidade de suas emoções e rever o passado como um sonho dourado do coração.

Voltem sempre!

 *Abdalla João Dardaque – Sub Ten R1.

Please follow and like us: