Escoteiros da Lapa estiveram nos XXVI Jogos da Fraternidade

O Pedra Partida estava unido pelos belos objetivos do evento!

Para participar do evento, integrantes arrecadaram roupas, sapatos e alimentos, que foram doados à Creche Estrela de Belém. Por conta da quantidade de donativos, Grupo conquistou a categoria Diamante nos Jogos.

No domingo, 6 de maio, mais de dois mil escoteiros paranaenses se reuniram no paradisíaco Clube de Campo Santa Mônica, em Colombo, para participar do já tradicional evento anual do escotismo: os Jogos da Fraternidade. Esse evento está em sua 26ª edição e reúne uma grande parcela de crianças, adolescentes e jovens ligados ao movimento escoteiro.

As atividades dos jogos começam muito tempo antes do dia marcado, visto que cada grupo tem uma tarefa a cumprir para alcançar uma premiação no evento. No ano de 2018 a instituição dos escoteiros do Paraná arrecadou, ao todo, nos Jogos da Fraternidade, 340 bolsas de sangue, 703 latas de leite em pó e 4.455 quilos de alimento! Ainda, 320 cobertores, 5.824 pares de calçados e incríveis 58.911 peças de roupa! Todos os itens foram doadas às inúmeras instituições que os grupos representaram.

Os escoteiros da Lapa reuniram mais de 1.107 peças de roupa e 154 pares de sapatos, fazendo com que o Grupo Escoteiro da Lapa – Pedra Partida conquistasse a categoria Diamante.

Já no dia do evento, mais de 20 escoteiros lapeanos participaram de algumas das mais de 80 atividades e também competiram nos mais variados desafios escoteiros, propostos pelos próprios grupos participantes. A diversão e a adrenalina foram grandes durante todo o dia. Um dos mais divertidos para os lobinhos da Lapa foi a pista de lona, que escorregava para uma poça de lama. Muita alegria e um refresco para o dia quente.

JOGOS DA FRATERNIDADE

Os XXVI Jogos da Fraternidade são realizados para promover a amizade, integração e para desenvolver o espírito fraterno entre a comunidade escoteira do Paraná. Os jovens são convidados, a partir de atividades que contribuem para seu desenvolvimento, bem como a fomentar a doação de sangue e arrecadar donativos, que atendem às comunidades carentes.

ESCOTISMO

O Escotismo foi fundado em 1907 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. É um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos.

A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa (ou Compromisso) e na Lei Escoteira (ou Lei do Escoteiro), e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Foi em 1916 que, a pedido das crianças menores que queriam fazer parte do Movimento Escoteiro, Baden-Powell criou o Ramo Lobinho, baseado no Livro do Jângal, de Rudyard Kipling, com auxílio de sua irmã, Agnes.

PEDRA PARTIDA

Na Lapa, há dois anos, o Grupo Escoteiro Pedra Partida trabalha com crianças e jovens aplicando os princípios do escotismo, definidos por Baden-Powell.

O Grupo se reúne todos os sábados, das 14h às 17h, na Escola Municipal Abigail Cortes e oferece atividades para crianças a partir dos 7 anos de idade, adolescentes e jovens que queiram participar e colaborar com o movimento.

Participe você também!

Mais de dois mil escoteiros paranaenses se reuniram no paradisíaco Clube de Campo Santa Mônica, em Colombo.
Equilíbrio, força e coragem – várias habilidades foram exigidas nas atividades dos jogos!