Parque Linear passa por obras de melhorias

Lago, canchas, canal e muro de contenção recebem intervenções.

A Concessionaria Caminhos do Paraná deu início nesta semana a melhorias e fortalecimento no muro de contenção da lateral do lago do parque linear. A obra faz parte do complexo programa de duplicação da Rodovia BR 476 no perímetro urbano da Lapa.
A empresa fará a remoção do aterro e substituição por material de melhor qualidade além do reforço do muro de contenção. A previsão de conclusão das obras é até o final outubro. A Prefeitura da Lapa também planeja e já executa algumas intervenções pontuais em áreas do parque.
O Departamento de Urbanismo da Prefeitura da Lapa realizou a limpeza de todo o canal dentro das estruturas em U de concreto que estavam obstruídas. A SANEPAR realiza obras de extensão da rede de esgoto em algumas ruas no entorno. A expectativa é eliminar praticamente todo o dejeto que era despejado no canal.
Já a Secretaria de Administração trabalha em adiantada fase de licitação da readequação dos espaços de lazer, esportivos e de entretenimento na área do parque. Os banheiros também receberão melhorias.
Também em fase de licitação, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, a limpeza e desassoreamento do lago do parque.
“Com este conjunto de ações integradas devolveremos um parque limpo, apto para as práticas esportivas e de lazer e preparado para a sua função principal que é a contenção de enchentes”, afirmou Marion Cabral, engenheira responsável pela fiscalização das obras.
O Secretário de Administração Clesio Thiago destacou a importância das parceiras entre diversos setores da Prefeitura, SANEPAR e Caminhos do Paraná para este conjunto de obras de infraestrutura urbana. “Com cada instituição assumindo sua responsabilidade teremos em breve um parque em melhores condições de uso”, afirmou.

ABANDONO
O Parque Linear foi inaugurado em 2012. Desde então, nunca recebeu completa manutenção. Desde 2013 esperava-se ver o local receber atenção, devido à sua importância (tanto em relação à contenção de enchentes, como área de lazer e também cartão de visitas do município, por estar localizado ao lado do trevo). Mas, não foi o que ocorreu. A Prefeitura, na edição de dezembro de 2015 da Revista Tribuna, afirmou que iria realizar o desassoreamento e nova iluminação do local. Promessas que se arrastaram desde 2013.
Desde que o Parque Linear foi inaugurado, no final de 2012, a administração municipal só fez manutenção relativa a corte de grama e afins, além da limpeza realizada no córrego, no mês de janeiro de 2014 (não abrangendo a limpeza do lago).
Desde então, nada além de aparar a grama e mato foi visto ser realizado na obra pública que tanto beneficiou e continua a beneficiar moradores do entorno, no que se refere a contenção de enchentes.
A então Prefeita Leila Klenk, em entrevista ao Jornal Legendária (em 24 de março de 2015), afirmou que o Parque seria inviável de consertar. No entanto, a revitalização do local estava prevista no projeto “Lapa mais Bela”.
Quem mora na região e até mesmo quem transita pelo local, principalmente em dias chuvosos, percebe que o descaso com o lugar atingiu limites preocupantes. Não se trata somente da falta de iluminação em toda a extensão do local, da falta de conservação de bancos e de decks de madeira, ou da falta de conservação de churrasqueiras. O ponto mais preocupante é a falta de limpeza do lago e do córrego. Em dias de chuva forte, ou chuva constante, o lago quase não dá mais conta de tanta água. Então, justifica-se o temor dos moradores de que, cedo ou tarde, o Parque – sem a devida manutenção – perca a sua principal função: evitar enchentes.
No dia 1º de fevereiro de 2016, estava previsto para a Prefeitura receber e abrir as documentações e propostas relativas ao Edital de Concorrência Pública para a “Contratação de empresa especializada, para execução de obra de revitalização da iluminação pública em toda a extensão do Parque Linear Pedro Cordeiro Mendes”. A revitalização da iluminação é de grande relevância, pois dá mais segurança a todos os que vão ao Parque em período noturno e, também, aos moradores da região. No entanto, até aquela data, não havia notícias de quando o desassoreamento seria realizado.
Em matéria divulgada pela Prefeitura no início de 2014, o Poder Executivo afirmou que o Parque contava com “diversos erros no projeto inicial e problemas estruturais”. Naquela época, a Prefeitura informou que “para resolver esses problemas (…) vêm trabalhando em um novo projeto que trará melhorias ao Parque Linear”. E, no mesmo texto, a então Prefeita Leila afirmou: “Se fosse somente preciso se preocupar com a limpeza e a manutenção seria fácil. Mas o que constatamos é que o local possui erros de projeto, por conta disso estamos fazendo estudos técnicos, que abrangem e corrigem todos esses erros”.
Após 10 meses da divulgação destas informações, a população já questionava o resultado dos estudos técnicos citados pela então Prefeita, assim como sua afirmação de que se preocupar somente com a limpeza e manutenção do parque é fácil, o difícil seria corrigir os erros de projeto constatados. No entanto, se passaram quatro anos e os estudos técnicos não foram colocados em prática.
Com erros de projeto ou não, a falta de manutenção por tanto tempo agravou o problema do parque, que hoje precisa de mais recursos para continuar a exercer a sua função.

Prefeitura planeja e já executa algumas intervenções pontuais em áreas do parque.
Please follow and like us: