Conheça a simpática Ângela Novaki 

Como é bom caminhar pela cidade e ver, além da beleza, pessoas dedicadas a cuidar da limpeza das ruas e praças, com capricho e um carinho que contagia.

Diversas personalidades do cotidiano, muitas vezes invisíveis, são essenciais para que a rotina de muitos aconteça de forma adequada. Você já parou para observar a atividade do varredor de rua?

Nesta edição a Tribuna Regional dá sequência a série de entrevistas falando sobre profissões essenciais, mas que muitas vezes passam despercebidas pela maioria das pessoas.

Você já prestou atenção nas pessoas que exercem a função de varrer as ruas na cidade? Já observou seu trabalho? Sabe quem são?

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a profissão. Os trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos cuidam da limpeza e da conservação de áreas públicas. Estes profissionais são essenciais no cotidiano das cidades, pois sem o seu trabalho a população encontraria inúmeros entulhos nas calçadas, nos passeios e ruas. Eles preservam as vias públicas, acondicionam o lixo para ser coletado e levado ao aterro sanitário.

Um exemplo de profissional da área é Ângela Maria Novaki Ferrari, 46 anos de idade. Há seis anos trabalha na limpeza das ruas da Lapa. Antes disso atuava na lavoura, mas já foi diarista e exerceu outras atividades.

O seu dia começa bem cedo. Acorda às cinco da manhã, prepara seu chimarrão e faz o seu café com tranquilidade. Sai de casa às 6h30 para iniciar o trabalho às 7h. O serviço, segundo ela, é tranquilo. Os supervisores, tanto da empresa como os da Prefeitura, tratam a todos muito bem.

Durante todo o dia, em seu ritmo, vai deixando as ruas e calçadas limpas.  Através do trabalho, também conhece muitas pessoas. A profissional marca o dia a dia de muita gente por conta de sua simpatia, atenção e simplicidade. Ângela conta que faz questão de cumprimentar quem passa por ela. “Bom dia, boa tarde, tudo bem com você, como vai o senhor, a senhora?”, é comum ouvir isso da profissional, sempre sorrindo. Faça sol ou faça chuva, Ângela demonstra o quanto é feliz e satisfeita com a vida que leva. “É um amor pela profissão, por minhas colegas, procuro ajuda-las. Para mim tudo é assim, um prazer de fazer, tudo é feito com muito amor”, diz.

Com seu carisma e sua atenção com o próximo, Ângela ajuda muita gente. Um conselho dado a uma senhora sentada, triste, em um banco na Alameda David Carneiro, ajudou na solução de um problema de saúde, pois naquele dia a mulher, até então desconhecida, chorava. Os resultados de seus exames de saúde não eram bons. Ângela, solidária ao sofrimento, mesmo varrendo a rua, puxou conversa e aconselhou para que repetisse os exames. A senhora ouviu o conselho e dias depois retornou à Alameda para agradecer por suas palavras. Os novos exames tinham apresentado bons resultados. Ângela ganhou uma nova amiga.

Além da rotina diária varrendo as ruas, esta valente mulher ainda tem disposição para estudar. “Parei de estudar há uns 30 anos e faz um ano que estou no CEEBJA, cursando o ensino fundamental”, contou. Ângela recebe muitos elogios, tanto dos colegas da sala quanto dos professores que passaram a admira-la por conta de sua disposição, dedicação e facilidade em aprender. “As notas ficam entre 9 ou 9,5. No começo a disciplina de matemática me assustou um pouco, mas logo entendi a matéria”, conta. Vale lembrar que o único momento que Ângela tem para revisar as matérias para as provas é na sala de aula. E uma olhada no caderno já basta para que tire notas altas. “Me sinto premiada por ter meu trabalho, minha família, minha escola. Me sinto realizada”, diz. Depois da aula, Ângela vai para casa, isso por volta das onze horas da noite. A rotina diária é longa, mas não desanima nunca e destaca: “Tenho prazer em fazer o que faço”.

O que Ângela não imaginava, é que muitas pessoas a admiravam por seu jeito de ser e viver. “O que chama a atenção é que ela está sempre sorrindo, não para e é caprichosa em seu trabalho”, conta o vereador e também Presidente da Câmara, Arthur Vidal. Tanto ele quanto os demais vereadores e funcionários a veem todos os dias e a admiram por sua dedicação e simpatia. No mês de abril deste ano, o vereador Arthur Vidal concedeu a ela uma homenagem, um voto pessoal de congratulação e aplauso, por seu trabalho e dedicação. Ângela falou da emoção que sentiu. “O momento que mais marcou minha vida no trabalho foi receber a homenagem na Câmara e os cumprimentos do Presidente da Câmara. Fiquei muito feliz, foi momento de muita emoção, ele veio me cumprimentar pessoalmente, dizendo que eu era muito simpática, trabalhadora e dedicada. Isso marcou minha vida, pois nem imaginava. Também recebi os parabéns do Prefeito da Lapa. Tiramos fotos, guardo com muito carinho o certificado que recebi”, finalizou ela, dando sequência à limpeza na Alameda.

No seu ritmo, Ângela dá conta do trabalho com disposição e sorriso, faça sol ou chuva.
Please follow and like us: