Socorrista – Hérois por opção

Trabalhar todos os dias para garantir a segurança de outras pessoas, estar pronto para atuar em situações de risco a qualquer momento, manter a calma em momentos críticos, fazer salvamentos em lugares de difícil acesso, treinar exaustivamente. Pode não parecer uma rotina desejável para a maioria das pessoas, mas essa é a realidade para quem escolhe a profissão de socorrista.

 

Além de conhecimentos específicos na área de enfermagem, esses profissionais também precisam de uma boa dose de aventura e sangue-frio para poder, por exemplo, atuar em salvamentos utilizando técnicas de rapel. “Os socorristas devem saber como agir tanto em simples casos de enjôo, quanto em situações de resgate de múltiplas vítimas. Nosso trabalho é essencialmente prático. Por isso a importância dos treinamentos e simulações” lembra o médico Miguel Martins, coordenador de atendimento pré-hospitalar da Rodonorte.

 

Segundo o site www.bombeirosemergencia.com.br os 10 mandamentos de um socorrista, são:

    
 

 

 

1. Mantenha a calma.

 

 

 

2. Tenha em mente a seguinte ordem de segurança quando você estiver prestando socorro:· PRIMEIRO EU (o socorrista)· DEPOIS MINHA EQUIPE (Incluindo os transeuntes)· E POR ÚLTIMO A VÍTIMAIsto parece ser contraditório a primeira vista, mas tem o intuito básico de não gerar novas vítimas.

 

3. Ao prestar socorro, é fundamental ligar ao atendimento pré-hospital de imediato ao chegar no local do acidente. Podemos por exemplo discar 3 números: 193 (número do corpo de bombeiros da cidade de São Paulo).

 

4. Sempre verifique se há riscos no local, para você e sua equipe, antes de agir no acidente.

 

5. Mantenha sempre o bom senso.

 

6. Mantenha o espírito de liderança, pedindo ajuda e afastando os curiosos.

 

7. Distribua tarefas, assim os transeuntes que poderiam atrapalhar lhe ajudarão e se sentirão mais úteis.

 

8. Evite manobras intempestivas (realizadas de forma imprudente, com pressa)

 

9. Em caso de múltiplas vítimas dê preferência àquelas que correm maior risco de vida como, por exemplo, vítimas em parada cárdio-respiratória ou que estejam sangrando muito.

 

10. Seja socorrista não é herói (lembre-se do 2o mandamento).

 

Existe na Lapa, cursos de Socorrista e Resgatista, com os melhores profissionais na área, mestres e doutores, que são pioneiros nestes cursos. Em parceria com a Defesa Civil da Lapa e a Mais Medicina de Curitiba, onde os alunos durante o curso já vão estagiando e conhecendo o dia a dia de um socorrista.

 

Fontes: www.bombeirosemergencia.com.br e www.rodonorte.com.br

 

Eduardo Kelm é Diretor e Admnistrador do Centro Integrado de Educação Vexx.

Please follow and like us: