Edição 1556

A Lapa e a UTI Móvel

 

Há algumas edições atrás, divulgamos a notícia da vinda de uma ambulância UTI para a Lapa. De acordo com informações, o veículo viria no mês de julho. Já estamos no início de agosto e até o momento a promessa não se concluiu. Entramos em contato com a Prefeitura Municipal para obter informações respeito.

 

O que nos foi passado é que a vinda da ambulância UTI está dependendo de o município dispor de um local adequado, com aparatos, para fazer o atendimento pré-hospitalar dos pacientes. O município está tentando firmar convênio com o Sanatório ou com o Hospital de Araucária, para que a ambulância seja liberada para a Lapa.

 

 

 

Lutando pelos municípios

 

Senador Osmar Dias (PDT-PR), destaca que repasses do governo não são equivalentes à responsabilidade das prefeituras. Na última terça-feira, dia 4 de agosto, defendeu que o governo federal aumente o repasse de recursos aos municípios brasileiros para que seja possível atender às demandas da população. A Proposta de Emenda Constitucional 50/05, de sua autoria, determina o repasse de 10% aos municípios e outros 10% aos estados de todas as contribuições financeiras arrecadadas pela União.

 

 

 

Museu dos Transportes da Lapa

 

A antiga estação ferroviária da Lapa, sediará o museu que vai contar a história da evolução dos transportes e sua projeção no futuro. O lançamento do Museu do Transporte aconteceu no último final de semana, dia 1 de agosto.

 

Um dos aspectos mais interessantes do museu, segundo o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, será o recurso da realidade virtual: “poderemos fazer com que milhares de brasileiros sintam a experiência de viajar num trem de média e alta velocidade”, disse ele. O Museu do Transporte da Lapa “aliará peças históricas com a alta tecnologia da realidade virtual”, segundo o presidente da comissão, Márcio Assad, incluindo desde a invenção da roda, ao tropeirismo e à ferrovia, até as conquistas do homem no espaço. Dentro da concepção de um museu dinâmico, o empreendimento prevê um passeio de dezoito quilômetros, levando o visitante da Lapa à localidade de Lavrinha, com um veículo leve sobre trilhos.

 

O museu, de acordo com Assad, vai funcionar “utilizando todo o conjunto ferroviário” da histórica estação e os trabalhos vão começar pela “restauração dos conjuntos arquitetônicos” da antiga construção, pela cessão do acervo da antiga RFFSA, e também pelo desenvolvimento dos projetos de realidade virtual, que já estão em andamento. Assad acredita que em 24 meses o museu poderá ser inaugurado.

 

 

 

E a reforma no Parque do Monge…

 

Já na edição 1548 estávamos questionando como se daria a revitalização do Parque do Monge. Levantamos a questão da viabilidade de tempo para a conclusão das obras. E mostramos que, em junho de 1965, as lindas promessas do governo não foram cumpridas por completo.

 

“Fazendo-se mais uma comparação, a população lapeana e os turistas continuam esperando que todas as empresas envolvidas (governamentais ou não) realmente concluam sua parte no projeto”, foi o que comentamos a respeito, entre outros detalhes.

 

“Passou-se mais de trinta anos, mas as aspirações a respeito do Parque do Monge continuam quase as mesmas. Será que a história irá se repetir?”, finalizamos então os questionamentos.

 

Faltam seis meses para a data da reinauguração prevista para o Parque do Monge.

Please follow and like us: