Parceria entre o IAPAR e a prefeitura da Lapa é apresentada em reunião

Na última quarta-feira, 19 de agosto, na reunião quinzenal do governo municipal o tema em pauta era o a reestruturação da estação de pesquisas do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) na Lapa. O encontro serviu também para selar positivamente a parceria de sucesso entre a Prefeitura Municipal da Lapa e o IAPAR.

 

Na ocasião, o diretor-presidente do instituto, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, se comprometeu com a comunidade lapeana e com o prefeito Paulo Furiati para que os produtos criados na unidade de pesquisas da cidade, levem nome “Lapa”. “Será a batata Lapa, o feijão Lapa, vamos levar o nome da Lapa para o resto do mundo”, disse Pichet.

 

Segundo Pichet esta é uma forma de reconhecimento da boa parceria com a Prefeitura Municipal. “Em conversa com o prefeito Paulo Furiati, ele entendeu perfeitamente a importância desse projeto. Vamos diversificar as possibilidades de culturas para agricultores de todos os portes”, completou.

 

A Estação de Pesquisas da Lapa

 

O diretor-presidente do IAPAR dividiu com os presentes os planos do instituto de pesquisas e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), para desenvolver um projeto piloto no município da Lapa. A idéia é introduzir nas propriedades locais a “tecnologia” e as criações da unidade de pesquisa.

 

Na Estação de Pesquisas da Lapa já é desenvolvido pesquisas com milho, feijão, batata, fruticultura de clima temperado (maçã, pêssego, ameixa e nectarina), com pastagem e pesquisas agrometeorológicas.

 

Pichet reconhece que o trabalho na Lapa deixou a desejar e eles querem que agora o IAPAR possa mostrar o que realmente pode fazer. O trabalho de recuperação das estruturas e compra de novos equipamentos já começou a ser feito. “Queremos caminhar de braços dados com a comunidade, sempre em parceria com a Prefeitura”, conta.

 

As duas linhas que serão os carros-chefes de pesquisa são o Centro de Pesquisas da Batata e o Sistema de Produção de Leite de Búfalo em Base Agroecológica. A batata, pela tradição da Lapa nessa cultura e a criação de búfalos, pela adaptação do animal a região: uma criação de menos custo, manejo simples e com maior rendimento industrial. “Pensamos até em parceria com a SAMA, criar um projeto piloto e colocar algumas cabeças de búfalo nas propriedades”, conta Pichet. “A Lapa será um centro de integração, pela força e pela importância que terá como rede de pesquisa e contamos com o prefeito para fazer a articulação que vai trazer os outros municípios para essa empreitada”, finaliza.

 

 

Please follow and like us: