“Vamos repetir a história” – É o Bate Papo Informal da edição 1558

Empresários que buscam espaço no norte e nordeste do país para expandir suas empresas, enfrentam problemas na contratação de mão de obra especializada, principalmente a de nível universitário. E assim é o Poder Público em seus serviços de atendimento ao povo.

 

O Senador Osmar Dias, do Paraná, entrou com uma proposição no Senado pedindo aumento na verba enviada aos municípios e governos, enviada pelo Governo Federal. Não é a primeira e nem a segunda vez que governos estaduais e municípios vão até Brasília buscar soluções para seus problemas, ou então buscam sozinhos amainar suas deficiências, como foi o caso de Santa Catarina em duas oportunidades, das enchentes e da legislação da nova cartilha sobre o meio ambiente.

 

Mas o que tem isso a ver com o norte e nordeste??? Bom, não teria nada a ver se o IBEGE não divulgasse o quanto sai de nosso Estado gerando impostos, e o quanto sai do mesmo volume em área, que dá mais de 6 estados nordestinos, e o que estes estados representam em votos no Senado. O Paraná é representado por 3 Senadores, os nordestinos por 18 senadores.

 

Já falei que só lembro de pequenas frases ou o assunto em resumo, quando leio ou ouço alguma música. Esse bate papo é um emaranhado de leituras que fiz de coisas que achei interessante trazer para você prestar mais atenção no que está acontecendo em nossa volta. Dizem por aí que enquanto se trabalha, não se tem tempo de ganhar dinheiro. Isso é verdade, pode ter certeza. Tem caboclinho aí que não sabe ler nem escrever, mas o que sabe de fazer negócio comercial… não é brincadeira! Infelizmente não são lembrados pra sempre.

 

Outros sabem ler e escrever, não ganham dinheiro adoidado, mas por um excelente trabalho intelectual serão lembrado para o resto dos tempos.

 

Estou me referindo a Ruy Barbosa que em artigo do Radical Paulistano, de 1869, já predizia a nossa Revolução Federativa. No final do artigo, Ruy escreve “Convençam-se todos que só há para o Brasil um meio de reabilitação: é o sistema federativo, é a iniciativa provincial. As assembléias de Santa Catarina, Piauí, Pernambuco e S. Paulo demonstram, com o seu procedimento, a exatidão desse acerto.

 

Governe cada um a si mesmo: é a norma dos estados representativos e dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Bélgica, da Holanda, da Suíça.”

 

Aí voltamos ao problema do municipalismo e do federalismo.

 

Por que será que ninguém se lembra de ler a história, pelo menos de seu país?

 

Ou de seu município, talvez…

 

-o-o-o-o-

 

Para Pensar:

 

Só o dever e a justiça podem fundar o governo do povo pelo povo. (Ruy Barbosa)

 

 

Please follow and like us: