No Brasil, o Dia do Professor é comemorado todo 15 de outubro. Mas você sabe a origem do Dia do Professor?
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa d’ Ávila), Dom Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, era imperativo que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Ele ainda determinava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia era inovadora e revolucionária para a época.
Na Lapa, em 1880, quando da visita de D. Pedro II à cidade, o nobre mostrou sua preocupação com a educação do povo. Se comprometeu a fazer uma doação à cidade, para que fosse construída uma escola.
Mas, a comemoração do Dia do Professor só aconteceu em 1947, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra – portanto, 120 anos após o referido decreto do Primeiro.
A data começou a ser comemorada em São Paulo, em uma pequena escola no centro da cidade, onde existia o Ginásio Caetano de Campos. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todos esses meses. Foi então que quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar o stress – e também de congraçamento e reflexão para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização entre eles. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase: “Professor é profissão. Educador é missão”.
A partir dessa data, comemora-se o Dia do Professor no Brasil em todo 15 de outubro.