Corrupção: fator de progresso?

Era terça feira e lá pelas 17 horas e trinta minutos, por aí, recebi uma ligação de meu velho amigo e amigo velho Hildemar Moreira, poeta, escritor e colaborador deste jornal em Contenda. Ele tentava entrar em contato comigo através de e-mail e telefone, para falar sobre seu velho amigo “Mexicano”, jurista e escritor lapeano Dr.Antenor Batista, residente em São Paulo. Trocamos algumas informações sobre a juventude de ambos e de nossa relação com o Sr. Fénelon W. Moreira (in memorian). Comuniquei ao Hildemar que o Dr. Antenor estará em novembro na Lapinha, e que pretende me visitar na redação.

O título desse bate papo é o titulo do livro do Dr. Antenor Batista em sua 10ª. Edição atualizada, e na apresentação ao leitor, ele diz: “O ser humano, em que pese a complexidade de seu comportamento e a diversidade das partículas que o integram, é um todo e, como tal, deve ser estudado. Assim, seu lado bom, estúpido, perigoso, corrupto, violento, avaro, ruim e inteligente, faz parte desse universo ou desse contexto. O mesmo se pode dizer sobre suas crenças ou opiniões: quer seja em relação à política, à família, à religião, ao bem, ao mal, etc. em cujo âmbito se aninham efeitos progressistas da corrupção. Em geral, o bem se beneficia de alguns dos efeitos do mal, de alguns dos efeitos da corrupção, de alguns dos efeitos da violência e de alguns dos efeitos das trevas, em virtude de se interagirem no mecanismo dos opostos, para o bem ou para o mal, dependendo das circunstâncias.

O tema sobre o bem e sobre o mal é complexo e profundo, por demais abrangente. Daí vir sendo estudado, ao longo dos tempos, por doutrinas e pessoas ilustres, entre outras: Mani ou maniqueísmo, Santo Agostinho e, contemporaneamente, Armindo Abreu, em seu livro ‘O Poder Secreto’.

Nosso objetivo é evidenciar o que há de ruim e perigoso no homem ou no ser humano, com a intenção de alertar o leitor a respeito de possíveis consequências de uma conduta perversa, enganosa e excessivamente interesseira, considerando que o sistema da humanidade tem sido o Sistema Monetário, contaminado pela corrupção ou crime organizado, apesar dos programas de anticorrupção estarem avançando cada vez mais no mundo.

Realçamos a importância da análise de problemas causados pela violência, pelo ódio represado, pela avareza e, sobretudo, pela corrupção, objeto do subtítulo da presente obra, considerando que mais se divulga o que é bom, e se esconde o que é ruim, num desserviço à cultura, não obstante ambos se engendrarem mutuamente no âmbito das ciências sociais: sociologia, antropologia, psicologia, teologia, biologia etc., um pouco de cada uma se refletindo na liturgia do comportamento do ser humano.

Os temas, apesar de serem diversos, interligam-se, constituindo o todo do livro, resultado de pesquisas realizadas ao longo de mais de 50 anos, disponibilizando ao leitor ensinamentos práticos, éticos e profundos, ainda que simples, porém, abrangentes como lição de vida, de conhecimentos, de auto-ajuda, de cooperatividade e de interação, numa cruzada de civismo em prol da dignidade humana.”

E assim, o lapeano Doutor Antenor apresenta sua obra para os nossos leitores.

-o-o-o-o-o-

Para Pensar:-

A felicidade está naqueles que se satisfazem com o que tem. (Aristóteles) 

Please follow and like us: