A equipe formada por Leandro Borges da Silveira (Vice Prefeito), Márcio Assad (Diretor de Turismo) e Ricardo Rodrigues e Silva (Diretor de Fomento), participou do I Encontro das Cidades Históricas e Turísticas, realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, em Paranaguá (PR). Na ocasião reuniram-se com representantes de setores ligados ao turismo de todo o país e receberam boas notícias, entre elas a abertura de linha de crédito de R$ 1 bilhão do BNDES para a reforma de hotéis e a disponibilização de patrimônio da RFFSA para uso turístico.
O formato da linha de crédito, com prazo para pagamento e taxas de juros, está sendo negociada entre o banco e representantes do Ministério do Turismo (MTur), que está ouvindo todas as partes envolvidas. Em relação ao patrimônio da RFFSA, foi criado um grupo de trabalho que será coordenado pelo Ministério, segundo anunciou no evento o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.
Para Márcio Assad, as duas medidas que estão sendo implementadas chegam em excelente hora. Isto porque, com a retomada da economia a níveis anteriores, a crise e uma perspectiva de crescimento do mercado turístico, o empresariado terá que voltar a investir e o BNDES tem cumprido historicamente o papel de fomentar a atividade turística.
Quanto à utilização dos bens históricos da antiga RFFSA para fins turísticos, a decisão vem a reforçar o trabalho, iniciado em inúmeros municípios do país, que há muito esperam uma normatização para a utilização desse patrimônio, tão importante para o resgate da memória ferroviária em nosso país, finalizou Assad
O evento, promovido pelo MTur teve como objetivo discutir políticas publicas e ações conjuntas para apontar soluções para os problemas comuns aos municípios com acervo histórico e potencial turístico.
O Encontro é a primeira atividade depois da edição, em julho passado, da Carta de Olinda. O documento, resultante do Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, realizado na cidade pernambucana tratou de políticas para promover o desenvolvimento do turismo com foco na sustentabilidade e preservação dos patrimônios dos municípios.