O Lar e Educandário é um lugar onde os tempos se encontram. Passado e futuro ajudando a construir um hoje mais digno e humano. As reformas do Lar das Idosas, as melhorias e oficinas, tudo isso contribui para o bem estar dos que ali trabalham, vivem e estudam. Mas, neste ínterim, o carinho, a acolhida, a atenção, o fator humano por fim, é o que mais chama a atenção e faz a diferença no dia a dia de cada pessoa que recebe um abraço, um bom dia e um sorriso.
A proximidade entre as idosas do Lar e as crianças do Educandário é importante para a formação dos pequenos e para o aconchego dos mais velhos. Mesmo podendo se encontrar durante os dias da semana, a instituição realiza missa com as idosas do Lar, toda primeira sexta-feira do mês. Nestes dias, os alunos são incentivados a conviver com as senhoras que ali vivem. Segundo Irmã Anita, as crianças se envolvem e gostam do encontro. Tanto é verdade que, em encontros realizados, muitas idosas, felizes com a atenção recebida, conseguiram desenvolver habilidades manuais antes enfrentadas com dificuldades.
Na época de Natal é bastante comum as pessoas se lembrarem daqueles que estão em asilos, desassistidos, com dificuldades. Mas, depois que as festas passam, poucos doam momentos de sua rotina para olhar para o próximo. Que neste Natal e Ano que se inicia, possamos doar um pouco mais de nosso tempo, carinho e dedicação a todos os que precisam.
Confira os flagrantes dos momentos de alegria pelo encontro entre idosas e crianças do Educandário. Permita-se imaginar a emoção do encontro e procure um horário livre para fazer uma visita ao Lar das Idosas e aos Vicentinos.
Se Cristo estivesse aqui hoje, aonde Ele iria? Onde gostaria que nós fôssemos levar o seu amor?
“Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”. (João 13, 34)