Convênio levará conhecimento em gestão para produtores rurais

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Sebrae e Senar promoverão, a partir de 2010, ações para tornar os pequenos produtores rurais eficientes na gestão da propriedade, no planejamento do seu negócio e na administração da contabilidade

Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) assinaram, na quinta-feira, dia 10 de dezembro, em Brasília, convênio de cooperação técnica para capacitar produtores rurais a investir em gestão e planejamento do negócio.

As duas entidades, presentes em todos os estados brasileiros, vão desenvolver a Metodologia de Empreendimento Rural (GER). Trata-se do Programa Pequena Grande Empresa Rural, que inclui realização de diagnóstico de pequenas propriedades e oferta de capacitação e consultoria.

A vigência do convênio é de 15 meses, podendo ser prorrogado, caso haja interesse de ambas as instituições. A meta é que, durante esse período, sejam atendidos aproximadamente dois mil empreendimentos rurais de pequeno porte. Para isso, serão investidos R$ 10 milhões. Desse valor, o Sebrae responde por 70% e o Senar, 30%. O público-alvo da ação são produtores rurais e suas famílias, trabalhadores rurais, assentados da reforma agrária, extrativistas, com propriedades rurais de pequeno porte e que não sejam participantes de outros programas do Sebrae e do Senar.

O convênio foi assinado pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e pela presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a senadora Kátia Abreu

Metodologia e resultados

As ações do convênio começam em 2010 e a execução do convênio ficará a cargo das unidades estaduais do Sebrae e sua rede de parceiros locais. Inicialmente serão escolhidas dez unidades estaduais do Sebrae para trabalhar turmas piloto. A idéia é iniciar as atividades de atendimento dos produtores rurais em abril.

A Unidade de Agronegócios do Sebrae coordenará as ações previstas, que estão divididas em três etapas: preparação, com pré-diagnóstico da região, mobilização e sensibilização do público-alvo; planejamento, com construção participativa do Plano de Desenvolvimento da Propriedade; e execução, que inclui consultoria e capacitação.

A ação visa especificamente melhorar a qualidade de vida no campo, com uma visão integrada da família e da propriedade, aumentar a eficiência produtiva e a sustentabilidade de pequenas propriedades rurais e promover a cultura do empreendedorismo no campo. Entre os resultados esperados estão a geração de renda para os produtores, com o aumento em 20% do faturamento dos produtores que concluírem o programa; a diminuição em 5% dos desperdícios na propriedade rural e o uso de, no mínimo, de 50% da área produtiva da propriedade.

Please follow and like us: