Sancionada Lei que cria o EstaR em Araucária

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Sistema de Estacionamento Rotativo democratiza o espaço público, beneficiando motoristas e comerciantes.

O prefeito de Araucária, Albanor Zezé Gomes, sancionou no dia 02 de dezembro, a Lei Nº 2.107/2009, que autoriza a criação do sistema de Estacionamento Rotativo no município.

A previsão é que sejam implantadas cerca de 1500 vagas na região central, abrangendo especialmente as ruas que ficam em torno da Praça Vicente Machado e do Paço Municipal. Algumas quadras das avenidas Archelau de Almeida Torres e Victor do Amaral também devem receber o Estacionamento Regulamentado (EstaR).

A iniciativa vai permitir um melhor gerenciamento do trânsito e atender a uma antiga reivindicação do comércio e dos motoristas araucarienses. “A rotatividade democratiza o espaço público, promovendo o revezamento no uso das vagas e, ao mesmo tempo, auxiliando na fluidez do trânsito”, explica o secretário de Urbanismo, Mario Torres.Além das vagas convencionais, serão criadas vagas específicas para deficientes e idosos, conforme resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Também haverá espaços exclusivos para carga e descarga.

Funcionamento

A Prefeitura contratará uma empresa, sob o regime de concessão, para prestar os serviços de monitoramento do sistema de estacionamento rotativo.

Um percentual dos valores arrecadados pela empresa será repassado ao Município, que utilizará os recursos em ações de melhorias no trânsito.

Tecnologia

O projeto prevê a implantação de um processo on-line de aquisição de tíquetes. O sistema funciona da seguinte forma: o usuário faz um prévio cadastro num site específico, informando a placa de seu veículo. Nesse mesmo portal, ele compra créditos que podem ser ativados por meio do celular ao estacionar o carro. Pontos de venda fixos e móveis também serão disponibilizados.

O novo sistema vai permitir com que o município possua uma tecnologia 100% digital, proporcionando inúmeras vantagens, segurança e comodidade aos usuários. Se implantado, Araucária será uma das primeiras cidades do Brasil a utilizar o processo virtual. De acordo com o prefeito, Albanor Zezé Gomes, a implantação do sistema de estacionamento rotativo é uma das ações previstas no plano de governo da atual administração. “Essa é mais uma conquista que vai melhorar o trânsito do município e atender às necessidades dos munícipes”, afirmou.

Próximo passo

A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) está agora trabalhando no decreto de regulamentação da Lei e no edital de concessão.

A previsão é que a abertura de licitação para contratação da empresa que fará o monitoramento do estaR seja feita no primeiro trimestre de 2010.

Please follow and like us: