Como é difícil receber a notícia do falecimento de alguém que gostamos há tanto tempo e que parece que nunca vai nos faltar, que sempre estará ali quando a gente precisar.
Foi com esse sentimento que recebe a notícia da partida do nosso amigo Indalécio Batista (14/01). Como foi triste entrar na capela e ter a certeza de que ele realmente havia partido… Quantas foram as vezes em que entre no Fórum para somente dar um “oi” e perguntar como ele estava. Acabava ficando para o chimarrão e ouvia suas histórias. Ali eu me esquecia do tempo. Ah! Quantas horas ganhei ali…
Relembrando esses dias e ainda na capela, tocou meu celular: “O Aramis Gorniski acaba de nos deixar” (15/01). Não, não pode ser verdade…
Que início de ano mais triste para todos nós… Sabíamos do problema de Aramis, mas Deus!, ele foi tão forte, lutando ao lado de sua “namorada” Suzana (como ele se referia à esposa) e de seus filhos que ele tinha tanto orgulho. Nunca ouvi dizer que ele reclamou da vida ou do seu problema, ou ainda que estava de mau humor. Guerreiro, alto astral, esse foi o Aramis que conheci. Seu sorriso e sua risada gostosa levaremos por toda vida ao lembrar desse grande homem.
No dia 24 de janeiro, parte seu Rafael Marcassi… Ele parecia imortal, dizia que ia durar até os 120 anos! E eu acreditava nisso. Homem rústico, duro mas com um coração de menino. Quem o conhecia bem sabia disso. Às vezes chegava lá com dar aqui ou ali e ele já dizia: “Peraí… Vou fazer um chimarrão e você já vai melhorar!” Só ele fazia um chimarrão que curava de unha encravada a queda de cabelo… Quantos causos, quantas histórias… Quanta sabedoria! Quanta saudade!
É incrível como eles eram parecidos no jeito de ser. Os mesmos gostos, os mesmos costumes. O chimarrão, as conversas, os causos e sempre rodeados de amigos.
Quanta falta vocês fazem aqui, amigos… Mas Deus precisava pegar de volta quem nos emprestou. Então, que seja feita a Sua vontade e que dê forças às famílias para suportar a saudade que dói tanto no peito.
Lá no céu agora também tem Roda de Chimarrão. O céu virou uma festa maior ainda com esses três contando causos e dando boas risadas de tudo que viveram aqui. Amizade não tem idade e amigos assim nós guardamos do lado esquerdo do peito, dentro do coração.
Jamais nos esqueceremos de vocês, amigos, que fizeram de suas vidas uma lição para nós. Obrigado pelo carinho e pela amizade sincera.