Foi publicado no Diário Oficial do último dia 24 de março pelo Ministro da Saúde José Gomes Temporão, a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, na Lapa.
No Paraná, apenas 15 unidades que serão implantadas e a Lapa foi beneficiada com uma delas. Um investimento importante que fará toda a diferença no atendimento da família lapeana.
“Todos devem comemorar, pois se trata de um investimento de grande porte, que trará reflexos positivos para o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e também no Hospital Regional São Sebastião. A família lapeana merece um atendimento de qualidade e é isso que estamos buscando”, frisou o Prefeito Paulo Furiati.
A UPA contará com novos e modernos equipamentos, terá macas de repouso e fará o atendimento de urgência e emergência dos pacientes trazidos pelas ambulâncias do SAMU, além de oferecer exames laboratoriais, a Unidade de Pronto-Atendimento da Saúde contará com aparelhos de raio-X, ultra-sonografia e eletrocardiograma.
A unidade com 700 m² será construída na Avenida Juscelino K de Oliveira, ao lado da nova sede do INSS e financiada com recursos federais na ordem de R$ 1.400.000,00 (hum milhão e quatrocentos mil reais) para a construção do prédio e aquisição dos equipamentos. E será repassado também R$ 100 mil por mês para a manutenção do serviço.