O Ministério da Saúde está realizando a vacinação contra a Gripe A em quatro etapas.
A partir da segunda-feira, dia 5 de abril, até o dia 23 de abril, ocorre a terceira etapa da campanha. Serão vacinados adultos de 20 a 29 anos.
Na Lapa a vacinação está acontecendo no antigo Postão, em frente ao Colégio General Carneiro. É preciso levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação.
A campanha
A campanha teve início no dia 8 de março, com a vacinação dos profissionais que trabalham na área da saúde e população indígena. Na segunda etapa, de 22 de março e 2 de abril, foram vacinadas grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos de idade. Na lista, entraram doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com debilitação do sistema imunológico e obesos grau 3 (os antigos obesos mórbidos). As gestantes começaram a ser imunizadas nesse período e poderão tomar a vacina em qualquer outra etapa.
Já as crianças de 6 meses a 2 anos receberam meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose.
A quarta e última etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a gripe pandêmica. A estratégia foi elaborada de forma que a população dessa faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez.
Caso ocorram alterações na situação epidemiológica ou na disponibilidade da vacina, outros grupos poderão ser vacinados numa quinta etapa.
Tamiflu nas farmácias em abril
O Tamiflu (fosfato de oseltamivir), medicamento usado no tratamento da gripe suína, fará parte da lista de medicamentos do Programa Farmácia Popular do Brasil, a partir de abril .
Nas farmácias populares o Tamiflu será subsidiado em até 90%. Nas da rede privada credenciadas ao programa, o medicamento terá desconto de 10% do valor por cada comprimido vendido com obrigatoriedade de apresentação e retenção de receita médica.