Quantas vezes pensamos: “Ah! Eu sou fraco… Fulano é mais forte do que eu!” Ledo engano, não existe ninguém mais forte ou mais fraco. Existe sim, a força e a fraqueza e você poderá optar por uma ou outra. Reflitamos nesta história. O Sol e o Vento discutiam ardentemente sobre qual dos dois era mais forte. E o vento disse: Vou provar que sou o mais forte. Está vendo aquele idoso que vai lá embaixo com um casaco? Aposto que faço ele tirar o casaco mais rápido do que você!
Então o Sol colocou-se atrás de uma nuvem e o vento começou a soprar forte, chegando quase a um furacão, mas quanto mais soprava, mais o velhinho segurava o seu casaco junto a si. Finalmente o Vento se cansou e desistiu de soprar.
Então o Sol saiu da nuvem e sorriu bondosamente para o velhinho que logo sentiu calor e imediatamente esfregou o rosto suado e tirou o casaco. O Sol sorriu e disse ao Vento: A gentileza e a amizade são sempre mais fortes que a fúria e a força. Moral da história: Quantas vezes tentamos conseguir o que desejamos usando a força e agressividade? Quantas vezes achamos que persistência é o mesmo que impaciência, intolerância e não aceitamos o direito que o outro tem de nos dizer “não”? Quanto mais buscarmos a sabedoria e respeito ao próximo, mais certeza teremos de que a eficiência e a felicidade estão na gentileza! Pense nisso!
Para refletir:
A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.