Durante o 20º Encontro Estadual da Cebola, ocorrido no dia 23 de abril na Lapa, aproximadamente 700 produtores puderam estar em contato com informações a respeito da produção e trocar experiências sobre o cultivo.
Na sexta-feira, dia 23 de abril, a Lapa sediou o 20º Encontro Estadual de Produtores de Cebola que teve a participação de cerca de 700 agricultores, sem contar a presença dos técnicos e autoridades. O evento foi patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Emater, Iapar e Prefeitura Municipal da Lapa.
Entre as autoridades presentes estava o governador Orlando Pessuti, o Prefeito da Lapa, Paulo Furiati e o diretor presidente da Emater, Arnaldo Bandeira, representando o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha. Também estavam presentes o chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura em Curitiba, Eduardo Dornelas, o prefeito de Campo do Tenente, Celso Wenske e o ex-secretário da Agricultura, Valter Bianchini, entre outras autoridades locais.
O governador valorizou o fato dos agricultores discutirem questões além da produção de cebola, como o respeito ao meio ambiente e a segurança alimentar. Segundo ele é importante que a produção de cebola tenha mais qualidade e segurança alimentar, além de ser uma produção sustentável e sem danos ao meio ambiente.
O objetivo do evento foi contribuir para a divulgação de novas tecnologias da produção da cebola visando qualidade, mercado e preço e refletir sobre as perspectivas da cultura da cebola como alimento seguro. Um dos pontos abordados durante o encontro foi a comercialização da produção da cebola como desenvolvimento sócio-econômico e ambiental sustentável da agricultura familiar.
Paraná produz 10% de toda cebola nacional
O Paraná tem uma participação de 10% na produção nacional de cebola e os encontros anuais de produtores já se tornaram tradicionais, com debates de novas tecnologias e de solução de problemas e dificuldades enfrentadas no processo de produção.
A produção de cebola predomina na região Centro-Sul do Estado e o produto é cultivado nos meses de inverno, sendo uma alternativa para os agricultores familiares nesse período. Atualmente os municípios de Irati e Contenda são responsáveis por mais de 80% da produção estadual de cebola que atingiu volume de 102 mil toneladas no ano passado, quando ocupou uma área total de 6.600 hectares. A produtividade média alcançada foi de 15.300 quilos por hectare, resultado do avanço de tecnologia aplicada na cultura.
Nos últimos 10 anos, a produtividade passou de uma média de 12 mil quilos por hectare para 17 mil quilos. Contribuiu para esse avanço a utilização da irrigação. No município de Contenda, a cebola é o principal produto da olericultura e é cultivada por cerca de 780 produtores em 800 hectares. A produção no município alcançou 11.076 toneladas na safra passada.
O cultivo de cebola está crescendo em produção, produtividade e geração de renda para os agricultores familiares da região, mas eles argumentam que o faturamento alcançado ainda é insuficiente para as despesas. Durante o 20º Encontro de Produtores de Cebola realizado na Lapa, os produtores lamentaram a baixa valorização da produção.