Saúde Financeira

A sua empresa é lucrativa? Independentemente de ser o proprietário ou um colaborador, esta é uma pergunta que merece resposta imediata. Vale salientar que a rapidez da resposta está condicionada a base de seu futuro profissional, ou seja, a resposta definitivamente não pode ser “eu não sei”. Se a sua resposta está mais próxima do “eu não sei”, “talvez”, “quem sabe”, melhor começar a dar uma  atenção especial ao assunto.

Geralmente as pessoas realizam atividades que de alguma forma gere algum tipo de retorno, financeiro ou não. Vale lembrar que isso acontece com as empresas também.

Que tipo de retorno estamos tendo com a empresa, a qual fazemos parte? É muito importante avaliar tais questionamentos. Muito provavelmente a sua empresa trabalha para gerar lucros e pagar em dia toas as suas despesas. Eventualmente se isso não ocorre, algo está errado. É como uma doença que começa a dar sinais de que está por perto. São sintomas que podem estar dando boas vindas a problemas mais graves.

Diante disso, algumas empresas tomam “remédios” errados para a doença que começa a se apresentar. Na verdade,  o que acontece é a empresas tratar os sintomas, deixando as verdadeiras  causas sem tratamento. Remédio caseiro pode até aliviar, mas em muitos casos não resolve, e em outros tantos até piora.

Neste contexto, dois conselhos são fundamentais: primeiramente, jamais negligencie os sinais que o ambiente  empresarial fornece. Podem ser bons ou nem tão bons assim. Mas é sempre  importante estar ligado à informações fornecidas pelo mercado, pela empresa, pelas pessoas e principalmente pela administração de seus negócios. Uma administração eficiente pode antever muitos problemas antes mesmo de eles chegarem perto de sua empresa.

Em segundo lugar, mas não menos importante, procure ajuda. Se você identificou um problema, ou quer identificar, ou ainda fazer um diagnóstico de como anda a saúde financeira ou administrativa de sua empresa, procure um profissional habilitado para isso.

É como um médico, mas para sua empresa. Esse profissional fará um diagnóstico e elaborará um tratamento para sua  empresa. Hoje o mercado conta com ótimos profissionais para esse tipo de trabalho. Não deixa que os problemas fiquem sem controle para então procurar ajuda. Pense nisso e bons negócios!

Alipio Moreira dos Santos é Economista, especialista em Administração Estratégica, Consultor de Empresas para áreas Organizacional e Financeira, Diretor da SINTEG – Soluções Integradas em Negócios, Professor da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Please follow and like us: