Transformar o potencial turístico do Paraná em produto. Este é um dos desafios do próximo governo, na avaliação de Beto Richa. O projeto bem sucedido realizado em Curitiba durante a sua gestão pode servir de modelo para fomentar a chamada indústria do Turismo em outras regiões do estado.
Antes considerada apenas um ponto de passagem para turistas em direção a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul, Curitiba é a segunda capital brasileira mais bem preparada para receber turistas, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo.
A capital paranaense, com Beto Richa, conseguiu viabilizar-se como um importante produto no turismo nacional e já faz parte do grupo brasileiro de 65 destinos indutores do turismo desde 2007. Beto lembra que esse crescimento se traduz em novas oportunidades de emprego e renda. Estudos do Ministério do Turismo mostram que para cada vaga direta criada no setor são geradas mais duas indiretas. Se for comparado a um produto, o turismo ocupa o quarto lugar na pauta de exportações brasileiras, superado ligeiramente pela indústria automotiva.
Pré-candidato ao governo do Paraná pelo PSDB, Beto acredita que é possível replicar em todo o estado o sucesso do projeto de desenvolvimento do turismo realizado em Curitiba. Para Richa, o Governo do Estado tem que fazer sua parte, criando a infraestrutura necessária e cooperando com os municípios. “O Paraná pode ser apresentado ao Brasil e ao mundo como um extraordinário destino turístico. Temos cidades com patrimônio natural, cultural e também cidades modernas com capacidade para hospedar grandes eventos e gerar crescimento econômico. O desafio é transformar esse potencial em produto”, afirma.