Entrevista com Josiel: Paranaense na Stock Car

Josiel Torres Klingbeil, 27 anos, paranaense nascido na Lapa, é Técnico em Telemetria dos carros de Nono Figueiredo 11 e Valdeno Brito 77, na equipe Cosan Mobil Super Racing.

Sabem do que estou falando? Isso mesmo, da  Stock Car e de uma área profissional imprescindível para vencer corridas.

Entre uma viagem e outra acompanhando sua equipe, Josiel, concedeu uma rápida entrevista sobre sua profissão e paixão pelas pistas.

Como surgiu a oportunidade de trabalhar na Stock Car?

Josiel: Surgiu em 2004. Eu trabalhava em uma assistência técnica em informática, em Curitiba, e um cliente proprietário de uma equipe de Stock Car me pediu para fazer um software de cronometragem, pois na época os sistemas não eram muito bons. Desenvolvi o programa, ele gostou do trabalho e me convidou para trabalhar diretamente na equipe, uma das mais importantes na categoria.

O que exatamente você faz?

Josiel: Sou Técnico em Telemetria, analiso  o desempenho dos carros. É por meio da telemetria que acompanhamos como  o carro se comporta em cada ponto da pista, antecipando possíveis falhas mecânicas. A relação com os pilotos dentro da equipe é direta, pois o trabalho é 100% aproveitado por eles.

Qual foi sua preparação profissional?

Josiel: A formação acadêmica para a minha função seria Engenharia Mecânica ou Mecatrônica, com conhecimentos em informática. Eu sou Técnico em Informática, mas, para assumir meu posto,  fiz treinamento prático com engenheiros da Inglaterra e de diversas categorias do automobilismo ao redor do mundo.

Como é participar do circuito de Stock Car, categoria de destaque no Brasil?

Josiel: Sinto-me realizado profissionalmente, pois alio meu trabalho à minha paixão, o automobilismo. Fora que atuo numa categoria que é considerada a mais importante do automobilismo brasileiro e uma das melhores categorias de Turismo do mundo. Além disso, nesse meio a gente conhece muitas pessoas bacanas e famosas. Em cinco anos de Stock Car, acumulo amizade com todos  os pilotos com os quais trabalhei.

O que é legal e o que é ruim na profissão?

Josiel: O mais legal é viajar pelo país inteiro, e às vezes ao exterior. Assistir as corridas dos boxes também é  sensacional, principalmente quando conquistamos bons resultados e vemos  a luta em conjunto por vitórias e pódios e o espírito de equipe se sobressair. Isso é muito bacana como experiência de vida. Cada membro do  time é importante. O ruim é a falta de estrutura dos autódromos brasileiros, que andam sucateados e muitas vezes sem benfeitorias por décadas, como nos casos do Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Londrina e  Tarumã (RS). É ruim sentir na pele uma falta de interesse geral para com o esporte a motor. Atualmente, os maiores investimentos no esporte e  em autódromos acontece por parte da iniciativa privada. Espero que os anos passem e as coisas melhorem. Ainda espero ver mais interesse da população pelo esporte e mais divulgação em mídia aberta.

Mais informações:

Josiel no Twitter : www.twitter.com./josieltorres

Josiel no blog: http://Josieltorres.blogspot.com

Please follow and like us: