A mais tradicional festa religiosa da região terá início na terça-feira, dia 8 de junho. Santo Antonio, padroeiro da cidade da Lapa, é conhecido pelos fiéis como o santo dos humildes porque, mesmo sendo de família nobre, acolheu os pobres e sempre viveu na miséria.
E, em breve a Paróquia Santo Antonio da Lapa promoverá a festa em louvor ao padroeiro. As comemorações acontecem entre os dias 8 e 13 de junho com a parte recreativa da festa. Mas a festa atinge o seu ápice no dia 13, dia de Santo Antonio. Nesta data acontece a Missa Solene em louvor ao Santo, sendo que o evento chega a receber aproximadamente seis mil pessoas.
Dizem os fiéis que o “santo casamenteiro”, como também é conhecido, abençoa todos os anos vários casais que, por sorte ou destino, encontram uma aliança no interior do tradicional bolo servido na festa.
Em 2010 a comissão organizadora, os festeiros e, como sempre – para que a realização da festa seja um sucesso -, dezenas de voluntários irão colaborar. “É importante a integração que acontece todos os anos. Isso nos dá a certeza de que a tradição continuará”, enfatiza o Pároco Padre Emerson Lipinski, que aproveita para agradecer aos voluntários, desde os carpinteiros que ajudam na construção das barracas, até as cozinheiras que irão preparar as delícias tradicionais da festa. O pároco e a comissão que organiza a comemoração agradecem ainda a colaboração do comércio local, pela doação de prendas.
Quem visitar a festa encontrará todos os dias as barracas com deliciosos pastéis, coxinha de farofa, quentão, doces, salgados, espetinhos de carne e peixe, choppe, bebidas, tortas, pipoca, milho verde e a ilha da diversão, com pescaria, jogo de argola e boca do palhaço. No dia 10 haverá jantar árabe. E na noite do dia 11 serão servidas deliciosas sopas. Já no dia 12 o jantar será italiano e no dia 13, domingo, a festa contará com o tradicional almoço com churrasco, leitão a pururuca, frango recheado, aluxeque, pierogi, risoto, arroz, farofa, maionese e saladas.
A expectativa é de que a fé e a tradição levem durante todos os dias do evento cerca de 20 mil pessoas à Praça da Matriz de Santo Antonio, para participar deste evento tradicional que reúne fé católica e confraternização entre as pessoas da cidade e região.
O número de visitantes durante o período da festa aumenta significativamente. Com isso, a festa proporciona não só alegria aos fiéis, como também o aquecimento da economia local.
Para abrilhantar ainda mais a festa, o Pároco, a comissão organizadora e os festeiros já estão nas ruas arrecadando doações e vendendo os convites para os jantares. Quem desejar fazer sua doação deve procurar um membro da organização ou se dirigir diretamente à Casa Paroquial, na Praça General Carneiro n.º 84, na Lapa. A arrecadação da festa será revertida totalmente para a conclusão das obras do Santuário Diocesano de São Benedito.
Participe da festa! Se divirta auxiliando na reforma do Santuário! Compareça nas comemorações e aproveite os momentos de fé e confraternização!