Cidadão consciente preserva o meio ambiente foi o mote de evento na primeira semana do mês

Nos dias 1º e 2 de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município da Lapa realizou um evento na Praça General Carneiro com o tema “Cidadão consciente preserva o meio ambiente”. Nestes dias, além da Secretaria de Agricultura, participaram do evento o Conselho da Comunidade, a oficina de artes Art Manha (do Centro de Convivência São Vicente de Paulo) e o projeto “Da sucata à arte”, de Marcelo Oliveira que recebe o apoio da ADECAL.

No evento os participantes expuseram seus trabalhos, todos relacionados ao meio ambiente. O Conselho da Comunidade, por meio do Projeto Crisálida, por exemplo, levou os produtos feitos pelas participantes com material reciclado nas oficinas realizadas na instituição. Bonecos em papel machê, feitos em oficina sob orientação de Geraldo do Vale, cartões, máscaras, caixas e sabão eram alguns dos produtos expostos na barraca do Conselho. E a oficina de papel machê, ministrada por Geraldo ainda está acontecendo. Qualquer mulher da comunidade pode participar, basta se dirigir à sede da entidade.

Já Marcelo Oliveira pode mostrar os trabalhos realizados pelo projeto “Da sucata à arte”, que faz  reaproveitamento de embalagens Tetra Park, com o apoio da ADECAL. A Art  Manha expôs seus trabalhos e ministrou oficinas às pessoas que ali chegavam. E a Secretaria de Meio Ambiente realizou campanha de troca consciente do material reciclável. A entrega de 2 quilos de material revertia na troca por uma muda de árvore. O resultado da ação foi a distribuição de aproximadamente 1700 mudas, a arrecadação de cerca de dois mil quilos de material reciclável e 50 litros de óleo. O material e  o óleo serão destinados à Recilapa.

Nos dois dias do eventos dez escolas municipais, com seus alunos de 3ª e 4ª séries, e demais pessoas da comunidade visitaram as barracas na praça. Durante a visita era possível assistir a um vídeo educativo sobre o aterro sanitário do município, o gerenciamento do lixo e o histórico do popular “lixão” da cidade.

Please follow and like us: