O cinema volta a ocupar o cenário histórico da Lapa. Durante 05 dias, o Festival da Lapa 2010 fará com que a cidade e sua população vivenciem intensamente o clima do audiovisual, com exibições de filmes, debates, oficinas, entre outras atividades. Organizado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e pelo Instituto Borges da Silveira, o Festival é um evento que já está inserido no calendário cultural da cidade.
A realização do Festival, numa das mais antigas e bem preservadas cidades do Paraná, além de propiciar sua inserção no cenário do audiovisual nacional, visa incrementar o turismo na região e também contribuir para a descentralização da cultura no país.
O Festival da Lapa chega à sua quarta edição. Nas três primeiras, 2005, 2007 e 2008, acumula um público de aproximadamente 45 mil pessoas, nas exibições ao ar livre, em frente ao Panteon dos Heroes, no Cine Imperial e no Teatro São João, e nas demais atividades proporcionadas pelo evento.
Em 2010, o Festival apresenta uma programação bastante intensa. Mais uma vez, as exibições estão previstas para o Cine Imperial e o Panteon dos Heroes. Têm continuidade a Mapa-Piá – mostra audiovisual para o público escolar do município e as oficinas de produção e interpretação. Fora de competição e valorizando a relação entre a produção audiovisual e a televisão, o Festival da Lapa apresenta mais uma vez a Mostra RPC, por meio da exibição de episódios do “Casos e Causos”.
Nesta edição, tem espaço para a exibição de produções lapeanas, realizadas pelo Núcleo de Produção da Lapa. Já tradicionais, também estão previstas as oficinas de interpretação e de produção audiovisual, assim como a sessão especial de estreias, do Curso de Cinema Digital do Centro Europeu (Curitiba). Como referência à Copa do Mundo, que tem o seu início durante o Festival, estão previstas exibições de filmes sob o tema “futebol”. Paralela às sessões, estão programadas mesas de discussão sobre o audiovisual.
Mas, o grande destaque do Festival da Lapa 2010 será a Mostra Competitiva de Filmes de Época (longa-metragem), que ocorre pelo segundo ano. Os vencedores das categorias competitivas do Festival da Lapa 2010 receberão como prêmio o troféu “Tropeiro” (um dos símbolos da Lapa). É neste sentido que o Festival visa contemplar o público do interior com a nova produção audiovisual brasileira e incentivar a disseminação cultural, dando oportunidade ao surgimento de novos talentos e o enriquecimento da experiência estética da população.
A organização