No dia 11 de junho foi realizada a solenidade de inauguração do Memorial aos Combatentes no Panteon dos Heroes. Estiveram no evento o Prefeito Municipal da Lapa, Paulo César Fiates Furiati, o Ten Cel Milton José de Mello, Comandante do 15º GAC AP, o Desembargador Valter Jobim Neto, irmão de Nelson Jobim – Ministro da Defesa, representando os Maragatos, e Maria Tereza Brito de Lacerda, escritora e integrante da família do Coronel Lacerda – representando os Legalistas.
Na ocasião foi inaugurada a placa em homenagem à memória daqueles que lutaram no episódio do Cerco da Lapa, em busca dos seus ideais.
O evento foi repleto de simbolismo. Encontravam-se perfilados militares ostentando o uniforme histórico representativo da época do Cerco e militares envergando o atual uniforme camuflado do Exército Brasileiro, equipados e armados.
Durante a formatura, a abordagem feita pelo Desembargador Valter Jobim Neto foi muito esclarecedora, principalmente no tocante ao ineditismo dos fatos narrados a respeito dos antecedentes e objetivos dos Maragatos, durante a Revolução Federalista. O toque de silêncio, o hasteamento do Pavilhão Nacional, o descerramento do Memorial e as palavras das personalidades citadas dignificaram o esforço e o sacrifício daqueles heróis, que independente da direção que tomaram, buscavam a construção de um País mais forte. Segundo a Prefeitura da Lapa, esse evento desencadeará uma série de debates conduzidos pelo poder público municipal, com o objetivo de aprofundar o conhecimento a respeito desse importante momento da História de nosso País.