A Ilha da Morte de Wolney Oliveira vence o 4º Festival da Lapa

Organizado pelo Instituto Borges da Silveira e pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, o evento chegou à sua quarta edição. Nas três primeiras, 2005, 2007 e 2008, o Festival acumulou um público de aproximadamente 30 mil pessoas, nas exibições ao ar livre, em frente ao Panteon dos Heróis e no Cine Imperial, bem como nas demais atividades proporcionadas pelo evento. Em 2010, a participação de público não foi diferente. Inclusive, houve muita participação de público lapeano e de municípios da região.

A coprodução cubano-brasileira “A Ilha da Morte”, do cineasta cearense Wolney Oliveira, foi escolhida como o Melhor Filme do 4º Festival da Lapa – Cinema num Ambiente Histórico.

A cerimônia de entrega dos prêmios, realizada na noite de sábado, dia 12, no Cine Imperial, consagrou também os filmes “O Menino da Porteira” com o Troféu Tropeiro de Melhor Cenário, “Corpos Celestes” como Melhor Figurino, e “Em Teu Nome” com duas premiações: Melhor Maquiagem e Menção Honrosa pela reconstituição histórica de diversas épocas e diversos locais.

O cineasta gaúcho Paulo Nascimento, diretor de “Em Teu Nome”, ressaltou que já participou de dezenas de festivais, tanto nacionais como internacionais, “mas este Festival da Lapa foi, sem dúvida, onde mais conversamos sobre Cinema, onde mais respiramos Cinema”.

Adrian Cooper, Diretor de Arte de “O Menino da Porteira”, também de larga experiência em eventos nacionais e internacionais, afirmou que “nunca fui recebido com tanto carinho e tanto calor humano como aqui na Lapa”. O coro foi engrossado por Jeremias Moreira, diretor de “O Menino da Porteira”: “Os organizadores devem se empenhar ao máximo para que este Festival dure para sempre”.

Oswaldo Ioli, Diretor de  Arte de “A Ilha da Morte”, afirmou que, mesmo com prêmios e troféus, não vê um clima de competitividade no Festival da Lapa, “onde todos estão presentes para somar vivências e experiências, dentro de um clima de grande amizade e companheirismo”. E deu uma sugestão para a próxima edição: uma retrospectiva da obra do diretor de arte e cenógrafo piauiense Anísio Medeiros, falecido em 2003, tido como um dos melhores do cinema brasileiro.

Veja mais sobre o evento em www.festivaldalapa.com.br

Please follow and like us: