Dra. Maria Lúcia da Silveira, uma pioneira

O texto que segue é uma singela homenagem a Maria Lúcia da Silveira, que foi a primeira médica lapeana, e primeira médica e antropóloga do Paraná.

Maria Lúcia nasceu na Lapa em 10 de março de 1950, filha do Sr. Alexandre Weinhardt Silveira e  da Sra. Maria Madalena Portes da Silveira. Cursou o primário no antigo Colégio São José. Em 1968 concluiu o Curso de Professora Normalista na Escola Normal Novo Ateneu e o curso Científico no Colégio General Carneiro. Maria Lúcia sempre foi atuante e participativa.

Em 1970 cursou o primeiro ano de Ciências Sociais na Universidade Católica do Paraná, porém como seu sonho era Medicina prestou vestibular na Universidade Federal do Paraná. Terminado o curso de medicina em 1976, inscreveu-se para Residência Médica em Clínica Médica e Doenças Transmissíveis na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – SP). Paralelamente fez especialização em Medicina do Trabalho, Convênio FUNDACENTRO/ UNICAMP.

Em 1979 fez Curso de Especialização em Saúde Pública, convênio Escola Nacional de Saúde Publica (FIOCRUZ)/ Escola de Saúde Publica do Rio Grande do Sul. Na Escola de Saúde Publica do Paraná especializou-se em Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde (1987). Fez Mestrado em  Antropologia Social, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina.

Atuou como estagiária durante o curso de Medicina no Sanatório Pinhais e no Hospital Oswaldo Cruz (doenças transmissíveis). Depois de sua formatura atuou como Médica  Sanitarista na Fundação de Saúde Caetano Munhoz da Rocha, lotada sucessivamente nos seguintes serviços dessa instituição: Hospital Oswaldo Cruz; Unidade de Saúde do Tarumã, Curitiba; Centro de Saúde Metropolitano de Curitiba/ Serviço de Vigilância Epidemiológica; Projeto  de Humanização do Sistema Penitenciário do Paraná (convênio com a Secretaria de Estado da Justiça), ocupando o cargo de Diretora Clínica do Manicômio Judiciário do Paraná, de abril de 1984 a julho de 1985; Médica à disposição da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Clinicas da UFPR de julho de 1985 a maio de 1987; Foi contratada como Médica pela Organização Médica Clinihauer Ltda. em dois períodos.

Em 1997 ocupou o cargo de Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social em Dois Vizinhos-Pr, onde implantou o Programa Saúde da Família, atuando como sua coordenadora.

Atividades Docentes exercidas: Disciplina de Semiologia na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP como voluntária. Na mesma Faculdade a Disciplina de Doenças Transmissíveis. Voluntária na Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitarias da Universidade Católica do Paraná.

De 1980 a 1984 foi Professora auxiliar do Departamento de Medicina (disciplina de doenças Infecciosas e Parasitárias) da Universidade Católica do Paraná. Em 1981 e  1982 foi Professora da disciplina de Higiene, Medicina Preventiva e Saúde Ocupacional na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.

Em 1982 prestou concurso  para Professora do Departamento de Saúde Comunitária da UFPR, com participação nas seguintes disciplinas: Curso de Medicina:- Doenças Infecciosas e Parasitárias, Saúde Comunitária I ( Saúde, Sociedade e Meio Ambiente); Saúde Comunitária II (Epidemiologia); Curso de Nutrição:  Administração em Saúde Pública; Curso de Enfermagem: participação na Disciplina de Saúde Publica; Curso de Especialização em Odontologia Preventiva e Social- Metodologia Cientifica; Curso de Especialização em Bacteriologia: Bacteriologia das Infecções Nosocomiais; Curso de especialização em Saúde Coletiva, área de Concentração da Família: Temas: Conceito de Saúde e Doença e Produção Social da Doença; Noções de  Sociologia e Antropologia, Família; Coordenadora e docente do módulo II  do Curso de Especialização em Saúde Coletiva, Área de concentração: Saúde da Família; Coordenadora do Internato em Medicina Comunitária do curso de Medicina do Setor da Saúde da UFPR; Professora responsável pela  Disciplina Saúde, Sociedade e Meio Ambiente para o curso de Medicina do  Setor de Ciências da Saúde da UFPR; Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família da UFPR.

Proferiu Palestras a convite em diversas Instituições em cursos e eventos sobre temas relacionados a Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Intoxicações Alimentares, Saúde Publica, Doenças Infecciosas, Infecções Nosocomiais, Noções Praticas de Antissepsia, Esterilização e sobre o Papel da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Fisiopatologia das Doenças Infecciosa e Parasitárias, Antibioticoterapia, Princípios da Prescrição Médica, Aspectos Éticos e Legais ligados á Prática Médica e as Profissões da Saúde, Saúde da Mulher, Gravidez na Adolescência, Medicalização, Saúde e Meio Ambiente e Antropolgia da Saúde.

Atuou também como Orientadora Metodológica, Coordenadora ou Organizadora de Cursos e Eventos. Participou de vários cursos de Extensão Universitária, Treinamentos (ministrando ou assistindo), Congressos, tendo feito inúmeras comunicações de trabalhos científicos, como autora ou co-autora  de muitos temas. Prestou diversas Consultorias e Assessorias para Prefeituras, Hospitais e outras instituições nas áreas de Controle de Infecção Hospitalar; Avaliação de Riscos no Trabalho entre trabalhadores, Aspectos Legais e Éticos das Infecções Hospitalares e do Exercício Médico, entre outras.

Atuou como Perita em diversas ações judiciais que envolviam aspectos relacionados a infecção hospitalar, erro médico, insalubridade e acidentes de trabalho. Além de artigos sobre saúde na imprensa leiga, acumulou produção científica como  participação no livro Manual de Controle de Infecções Hospitalares. Publicação de Curso: Antibióticos Aminoglicosídeos in: Yng, Du Su (org),  Compilação do Curso de atualização em Antibioticoterapia do Hospital Oswaldo Cruz,- Curitiba.

Publicou alguns trabalhos literários como: “Magela – um click de amor e de paixão e Sacada” (Jornal do Estado; Espaço Dois, Curitiba 9 de setembro). Recebeu  Menção Honrosa no Concurso de Fotografia da Lapa (1981).

Filiada no Conselho Regional de Medicina do Paraná, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná/Seção Sindical; Associação brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); Associação Paranaense de Saúde da Família (sócia fundadora); Associação Paranaense de Medicina de Família (sócia fundadora); Núcleo de Estudos em Saúde da Família da UFPR; Instituto de Estudos em Saúde e Sociedade (membro fundador).

Fundadora e 1ª Presidente da Associação dos Profissionais de Saúde Publica do Paraná.

Membro da Comissão de Ética do Comando de Greve da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR)/ Seção Sindical. Em 1986 foi Candidata a Vice-Governadora do Estado do Paraná pelo PT. Casou com Geraldo Magela Vermelho tendo ficado  viúva muito cedo com duas filhas pequenas, mas não esmoreceu continuou seu trabalho e estudos.

Faleceu em Curitiba em 25 de abril de 2010, deixando às suas filhas Janaíta e Muriel e a todos nós um legado de superação nas adversidades, humildade, solidariedade, pedindo “que não chorássemos sua morte e sim celebrássemos a vida que tivemos juntos: rica, intensa e com muito afeto”.

Please follow and like us: