Na programação, palestras/conversas sobre três grandes temas que unem a História da região e a do Brasil, além de visita à cidade e seus pontos históricos
Conhecida pelo episódio Cerco da Lapa, que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, a cidade de Lapa resistiu bravamente, por 26 dias, ao conflito entre as tropas republicanas, mas acabaram sucumbidos ante ao maior número do exército Federalista.
Os restos mortais do General Carneiro, assim como de muitos outros que tombaram durante a resistência, estão sepultados no Panteon dos Heroes, vigiados permanentemente por uma guarda de honra do exército brasileiro.
Com base nisso, a Lapinha Spa se prepara para lançar uma Semana Temática que promete mobilizar todo o município da Lapa. Trata-se da Semana da História, que acontece entre os dias 17 e 23 de julho.
A programação tem início na terça-feira, dia 17 de julho, com uma apresentação sobre o Cerco da Lapa e a Revolução Federalista de 1824, ministrada pelo jornalista e escritor Laurentino Gomes (autor do grande sucesso 1808). Ainda na agenda, o jornalista Sergio Coelho fará uma apresentação sobre Tropeirismo, seguida de um documentário sobre o tema.
Dando continuidade à semana, o professor catarinense Nilson Thomé, historiador e especialista na história da Guerra do Contestado (pesquisa que realiza desde 1972), com mais de cem obras publicadas, entre livros, livretes, capítulos, participações em coletâneas e artigos científicos, ministra palestra sobre o Contestado. Já Sidney Basile, atual vice-presidente da editora Abril, foi convidado pela Lapinha Spa para ser o patrono Semana da História. O homenageado da semana será o historiador Duglas Teixeira Monteiro, autor da importante obra Messianismo e o conflito do Contestado.
Além das apresentações, a Semana da História conta com atividades culturais como, por exemplo, apresentação teatral e musical no Teatro São João, show de Sergio Albach e visita a sítios históricos da cidade de Lapa.